Quinta-feira, 25 de setembro de 2014 - 17h11
A Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, que acontece no auditório da Fatec, em Porto Velho, neste sábado e domingo (27 e 28), vai reunir delegados dos conselhos municipais de Defesa Civil, além de órgãos que atuam no sistema.
Os organizadores do evento comemoram a mobilização da sociedade em torno do assunto, ao mesmo tempo em que esperam fazer com que as atenções do país neste campo também se voltem para Rondônia, que foi cenário de uma enchente histórica, que desabrigou mais de 10 mil pessoas, mas não houve mortes relacionadas diretamente ao fenômeno.
Durante a conferência, os participantes vão unificar propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional, prevista para o mês de novembro, em Brasília. Segundo Janete Rodrigues, do Sipam, que integra a comissão organizadora do evento, a primeira conquista já aconteceu, que foi a mobilização da sociedade na discussão de temas relacionados à Defesa Civil, durante as conferências municipais. “Os participantes já tinham consciência de que é preciso adotar medidas preventivas para enfrentar eventuais catástrofes. Isto é avanço”, disse ela. Destes encontros resultaram propostas , princípios e diretrizes que serão debatidos neste fim de semana na Fatec.
Representantes
Participarão da conferência estadual delegados de 25 dos principais municípios do Estado. “O ideal, destaca Janete, é que cada município tenha seu representante, mas nem todos se mobilizaram para as escolher os representantes.” Também participarão representações de órgãos que atuam com a Defesa Civil, como o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Sipam, CPRM e Sesdec, entre outros.
A realização da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil consolida os avanços no campo da prevenção e atuação em eventos de desastres , previstos na Lei 12.608, de 10 de abril de 2012, que definiu a política de Defesa Civil no país. Em Rondônia, a enchente histórica do Rio Madeira produziu efeitos que serão discutidos na Conferência Estadual, por terem sido resultado e ações coordenadas e devidamente fundamentadas em protocolos e que tiveram como resultado mas evidente a ausência de óbitos diretamente relacionados à inundação.
A comissão organizadora da conferência foi criada através de decreto governamental e tem como membros Janete Rodrigues, Edilene Oliveira, da Defesa Civil Estadual; capitão Carlos Augusto Flores, do Corpo de Bombeiros Militar; Ailza Medeiros, Defesa Civil Estadual e tenente bombeiro militar Artur Luiz Santos de Souza, diretor da Defesa Civil Estadual.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)