Sexta-feira, 6 de junho de 2014 - 10h20
Durante entrevista à Rádio Globo na tarde de ontem, quinta-feira (5), o prefeito Mauro Nazif disse o que a justiça rondoniense aprovou o fim do contrato entre a prefeitura de Porto Velho e a empresa Marquise (Ecoporto), responsável pela coleta de lixo na capital de Rondônia. Uma nova licitação será feita para contratar não apenas uma, mas várias empresas para executar o serviço em todas as suas áreas de atuação.
Nazif informou que a empresa presta serviço há 25 anos para a prefeitura, sem primar pela qualidade, fato que gerou e ainda gera muitas reclamações por parte da comunidade. Além disso, para que o contrato fosse cancelado, exigia pagamento de R$ 93 milhões. O Município não aceitou e entrou na justiça pedindo a quebra do contrato. Depois de muitas negociações, a Marquise aceitou romper o contrato mediante pagamento apenas de R$ 6 milhões e a justiça aprovou.
Pelo acordo firmado, a Marquise continua prestando serviços ao município até outubro, quando novas empresas deverão ser contratadas.
Ônibus
Nazif também garante que sua administração continua lutando pelo fim do monopólio no transporte coletivo em Porto Velho. “A justiça já autorizou a licitação para contratar uma terceira empresa, mas o Tribunal de Contas do Estado questionou. Por isso, estamos refazendo o edital”, declarou. O prefeito anda afirmou que só concederá reajuste nas passagens de ônibus quando a outra empresa estiver operando na Capital. “Porto Velho terá a terceira empresa de ônibus e até lá não haverá aumento de tarifa”, enfatizou.
Atualmente a frota de ônibus para atender a população de Porto Velho é de 168 veículos, mas comporta mais 50, segundo Mauro Nazif. O motivo de sua luta pela quebra do monopólio é a má qualidade nos serviços prestados à população.
Mobilidade Urbana
De acordo com Nazif, os R$ 90 milhões oferecidos inicialmente pelo Governo Federal à prefeitura não foram aceitos, pois tratava-se de um empréstimo com juros altos, o que significava endividar o Município. “Conseguimos R$ 60 milhões e teremos que pagar somente a metade desse valor, o que é bem mais viável”, avalia o prefeito.
Ele explicou que o Plano de Mobilidade Urbana prevê várias ações, como padronização de calçadas e abrigos nas paradas de ônibus, sinalização, construção de corredores exclusivos para coletivos e terminais de integrações, dentre outros.
Nepotismo
Questionado sobre a suposta recusa em cumprir a lei que combate o nepotismo na gestão municipal, Mauro Nazif foi taxativo ao dizer que ela é inconstitucional, e que jamais deixou de cumprir qualquer lei em 30 anos de vida pública. “Criaram essa lei só para engessar o executivo, para crescer em cima do prefeito. Não estou aqui para fazer escada pra ninguém”, desabafou.
Fonte: Augusto José
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)