Terça-feira, 12 de abril de 2016 - 14h51
O Sintero vem a público rechaçar as informações divulgadas pela Prefeitura de Porto Velho, de que os professores municipais possuem altos salários e que ganham em média R$ 4 mil.
Ao citar esse valor a Prefeitura refere-se a algum caso isolado de servidor em final de carreira que ao longo de toda a sua vida pública pode ter adquirido algum direito que não se aplica à maioria dos trabalhadores em educação.
Portanto, não passam de leviandade as informações divulgadas pela Prefeitura para desqualificar a luta dos trabalhadores em educação por salário justo.
O Sintero reitera o repúdio ao descaso da atual administração municipal com a educação e a intransigência do prefeito, que neste ano negou qualquer reajuste salarial à categoria, limitando-se a oferecer aumento de R$ 40,00 no auxílio alimentação e a incorporação da gratificação de R$ 80,00 compromisso que não foi cumprido no ano passado.
É importante destacar que a educação conta com a destinação de recursos específicos, prevista em Lei. Mesmo assim as escolas municipais estão sucateadas, algumas delas funcionando em puxadinhos, com servidores desvalorizados e salários cada vez mais defasados.
O abandono da educação pela atual administração é tão grave que a falta de professores e de outros profissionais da educação chegou ao limite.
Uma demonstração do descaso e da falta de gestão é a reincidência da Prefeitura na contratação de emergenciais, enquanto, sabendo da falta de profissionais para cada ano letivo, deveria realizar concurso público para o preenchimento das vagas existentes.
Não menos grave é o artifício utilizado pela Prefeitura com o pagamento de horas extras criando em alguns profissionais a falsa sensação de boa remuneração, quando na verdade esses trabalhadores estão sendo explorados.
O certo é que a falta de compromisso da administração municipal com a educação chegou ao extremo. Enquanto a imprensa veicula notícias de que a situação financeira do Município é confortável, o prefeito age com descaso e desrespeito à população. Esse é o prefeito que já manifestou a intenção de pedir votos para a sua reeleição neste ano.
Fonte: Ascom / SINTERO
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política
O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)