Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Nova operadora da hidrovia do Madeira traz alternativas para mercado interno em Rondônia


Gente de Opinião

Daniel Pereira defendeu novo modelo
de relações comerciais para o mercado interno

“Este é o início de um novo tempo em Rondônia”, disse o governador Daniel Pereira, na quinta-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiero), durante a apresentação realizada pela empresa Mercosul Line, especialista em navegação de cabotagem, que tem como foco portos brasileiros. Para o governador, a iniciativa contribui para tornar o frete mais competitivo e garantir mercados para os produtos regionais.

A Mercosul Line atua em mais de 12 portos e tem escritórios em Santos, São Paulo, Manaus, Recife e Itajaí. A empresa foi adquirida recentemente pelo grupo CMA CGM, líder mundial em transporte marítimo e que tem escritório em Porto Velho.

“Rondônia é um estado novo e tem problemas, mas tem pressa em encontrar logo as soluções”, afirmou Daniel Pereira no evento, onde estavam industriais de vários segmentos e convidados da Fiero.

A nova operadora da hidrovia do Madeira, segundo o governador, traz alternativa a novos mercados para os produtos de Rondônia, sobretudo o comércio interno.

“Fazer negócios no mercado interno é mais complicado que vender para o Japão, por exemplo, e isto precisa ser corrigido”, acrescentou Daniel Pereira, destacando que é o momento é de apostar em novos modelos de relações comerciais, pois o custo operacional é inviável internamente.

RESPEITO

Na busca por soluções para o desenvolvimento, segundo o governador, uma das tarefas é mostrar ao governo central que Rondônia não é um estado de segunda categoria, tampouco Território Federal. “Não nos tratam com o devido respeito”, lamentou.

Para Marcelo Thomé, presidente da Fiero, a bandeira da logística é determinante para o desenvolvimento do estado. O estabelecimento da Mercosul Line na rota de cabotagem a partir de Porto Velho contribui, segundo ele, para posicionar os produtos exportados pelo estado mercado interno.

Thomé fez críticas ao poder público que só atua na logística quando ocorre a demanda, ao contrário de país mais avançados, que se antecipam às necessidades. Ele garantiu que o reforço ao transporte fluvial não enfraquece o transporte rodoviário, pois um complementa o outro.

Para o grupo CMA CGM, a Mercosul Line é fundamental desenvolvimento de  conexões de transporte marítimo intrarregional e serviços complementares como logística.

O grupo tem atuação na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai através de 18 escritórios. Atualmente, opera com mais de 70 navios em 20 portos na região. Além disto, está presente em 160 países e emprega 29.000 colaboradores no mundo, incluindo 2.400 em sua matriz em Marselha.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)