Segunda-feira, 15 de agosto de 2011 - 13h02
A atualidade do tema e o interesse despertado no meio jurídico com as mudanças na legislação ambiental estimularam a Escola da Magistratura de Rondônia oferecer a oportunidade de conhecimento e debate com a palestra " Novo código Florestal e Tragédias Naturais", que será ministrada em Ji-Paraná e Porto Velho na próxima semana, pelo renomado jurista Rômulo Silveira da Rocha Sampaio.
No dia 18, às 19h30, no Auditório da Ulbra, em Ji-Paraná, e no dia 19, no mesmo horário, no Auditório do Edifício Sede do Tribunal de Justiça, temas como: Breve histórico do Código Florestal, Desafios da regulamentação florestal no Brasil. Reserva legal e áreas de preservação permanente, Compensação e servidão florestal, principais mudanças no projeto do novo Código Florestal. Regulamentação ambiental. Anistia. Causalidade entre legislação florestal e tragédias naturais. Legislação florestal: ambientalismo e agronegócio serão debatidos.
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron vem desenvolvendo o projeto "Saber Solidário" que inclui inúmeras palestras ligadas ao Direito e a outras áreas acadêmicas, visando ao debate interdisciplinar aberto à comunidade. Em contrapartida o inscrito entrega como ingresso algum material a ser doado a instituições filantrópicas.
Os interessados em participar da palestra em Ji-Paraná não precisam fazer inscrição, basta comparecer no dia do evento e levar um jogo pedagógico, que será doado a instituições filantrópicas. Já os interessados em participar da palestra em Porto Velho, devem inscrever-se através do link (https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dDd6d3F5OXk0T2pOV0FpWnZzdUFGZlE6MQ) e levar ao local da palestra livros e gibis infanto juvenis.
Palestrante
Rômulo Silveira da Rocha Sampaio é doutor e mestre em Direito Ambiental pela Pace University School of Law, Nova York, EUA, onde também é professor, e mestre em Direito Econômico e Social pela PUC-PR. Coordena o Programa em Direito e Meio ambiente como Professor Pesquisador da FGV Direito do Rio de Janeiro. Faz parte do Grupo de Especialistas da Comissão em Energia e Mudança Climática da Academia de Direito Ambiental da União para Conservação da Natureza(International Union for the Conservation of Nature - IUCN).
Fonte: Neuma Oliveira
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alex Redano destina R$ 1 milhão à ADRA para fortalecer fanfarras e formação de maestros em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), destinou R$ 1 milhão em recursos para a Agência

Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) intensificou a articulação no Congresso Nacional pela derrubada do Veto nº 50/2025, que trata do Pr

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia
A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)