Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

OAB convida população para protestar contra corrupção


OAB convida população para protestar  contra corrupção  - Gente de Opinião

A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil está apoiando o Fórum em Defesa da Ética e Moralidade Pública (FDEMP), que realiza neste sete de setembro a mobilização pública denominada Dia do Basta à Corrupção, com várias atividades no anfiteatro da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O movimento está previsto para iniciar a partir das 16h e a OAB e o FDEMP convidam toda a sociedade rondoniense a participar do evento.

O Dia do Basta à Corrupção é um movimento nacional, de iniciativa popular, com caráter pacífico e apartidário. Teve sua origem nas redes sociais da Internet contra o ato do Poder Legislativo de aumentar os salários dos parlamentares. O movimento ganhou força e hoje coexiste em diversas cidades do território nacional. A OAB entende que esse movimento coaduna com a iniciativas do Comitê pela Ética e contra a Corrupção, que atua levando palestras nas escolas para conscientizar os jovens que votam da importância do ato consciente de votar, utilizando sempre o slogan ‘voto não tem preço, tem consequência’.

Em Rondônia, o primeiro movimento foi realizado no dia 21 de abril de 2012, com a participação das cidades de Cacoal, Vilhena e Porto Velho. Na Capital o evento foi realizado no Mercado Cultural e Praça Getúlio Vargas, contando com a participação de palestrantes de diversos órgãos de referência constitucional no dever de fiscalizar: Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, e entidades não-governamentais como, tais como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-RO, o Comitê Estadual Rondônia Contra a Corrupção – CERCCO e o Observatório Social de Porto Velho.

O Fórum em Defesa da Ética e Moralidade Pública, responsável pela realização do Dia do Basta à Corrupção em Porto Velho, tem como objetivo maior conscientizar a sociedade quanto ao combate à corrupção em geral, e nesta ocasião, mais especialmente, à corrupção eleitoral, em face da proximidade das Eleições Municipais.

Com efeito, considerando o ano eleitoral, a coordenação nacional do Dia do Basta à Corrupção escolheu o dia 7 de setembro para a realização de sua segunda edição. O dia foi escolhido não por acaso, pois entendemos que o Dia da Independência foi o mais importante para a República do Brasil, que queremos ver livre de qualquer tipo de corrupção em seus organismos.

A programação do Dia do Basta contra a corrupção conta com palestras educativas com membros do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas da União e Observatório Social de Porto Velho, apresentações com cantores locais, performances de artistas, mostra de vídeos sobre corrupção, microfone aberto para protestos e apresentação da peça teatral “Senhor cidadão, você é o patrão”.

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)