Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

OAB-RO quer Congresso votando projeto sobre reforma partidária em 2011


 
Em sintonia com todas as outras Seccionais, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia defende que a votação da reforma partidária, no Congresso Nacional, seja realizada ainda no primeiro semestre do próximo ano. O conselheiro federal da OAB-RO, Celso Ceccato, defendeu a propositura na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília, durante o seminário “Reforma Política – um projeto para o Brasil”, que se encerrou à tarde com sessão de homenagem aos 80 da OAB, no Senado.

Segundo Ceccato, dentre outros aspectos, a reforma política deve redefinir o cenário brasileiro no que se refere à disputa eleitoral e gestão política. “A cidadania brasileira deve levantar esta bandeira como prioridade para firmar a posição do Brasil no cenário das grandes nações democráticas”.

Além da reunião sobre reforma política, Ceccato participou dos debates sobre semipresidencialismo – como mecanismo de atenuação da hegemonia presidencial no Brasil, reeleição e prazo de mandato do presidente, sistema distrital misto, sistema de lista fechada, restrições à coligações, cláusulas de barreiras, fidelidade partidária e financiamento público das campanhas.

Participaram do seminário, entre outras autoridades, o jurista Luiz Roberto Barroso – coordenador do seminário, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Brito, Ricardo Levandovski e Carmem Lucia Antunes Rocha e senador Pedro Simão (PMDB-RS), deputado federal, presidente da Câmara e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, e os deputados Aldo Rabelo (PC do B-SP) e Miro Teixeira (PDT-RJ).

O seminário pretende apresentar, nas conclusões, um documento contendo sugestões para que as instituições do País possam realizar uma reforma política ampla. “É um desafio de enormes proporções, bem o sabemos, pois não interessa à classe política, de um modo geral, mudanças que lhe retirem comando das eleições fundadas em costumes divorciados de preceitos éticos”, destacou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, durante seu discurso.

Fonte: Ascom/OAB-RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)