Quarta-feira, 1 de outubro de 2014 - 06h07
Nesta quinta-feira, 02 de outubro de 2014, o Município de Porto Velho completa 100 (cem) anos de criação. Para todos nós rondonienses, e, em especial, para os portovelhenses, este é um momento de alegria, claro, pois temos orgulho de nossa cidade. Apesar de todas as dificuldades, Porto Velho tem um povo que a ama e que luta cotidianamente para torná-la melhor e mais humana.
Presto aqui minhas homenagens aos pioneiros, desbravadores, ferroviários, seringueiros, e os soldados da borracha, que foram os personagens deste momento histórico no longínquo dia 02 de outubro de 1914, quando da criação do Município, instalado em plena Floresta Amazônica, e inserida na maior bacia hidrográfica do mundo, onde os rios ainda governam a vida dos homens.
Caros e ilustres portovelhenses, o aniversário é também uma oportunidade de refletirmos sobre o momento atual de nossa Cidade e Município, diante dos inúmeros desafios a enfrentar: Tirar do abandono, do esquecimento, acabar com a falta de infraestrutura, e garantir dignidade a seus moradores. É preciso desta forma superar este gigantesco abismo social e político.
Neste centenário, com certeza os portovelhenses de nascimento ou de coração, sonham com uma cidade mais justa e humana, e com certeza também todos os rondonienses compartilham desse sonho. O povo merece.
No Eldorado uma estrela brilha, em meio à natureza, imortal. Porto Velho, cidade e município, orgulho da Amazônia ocidental. São os seus raios estradas perenes, onde transitam em várias direções, o progresso do solo de Rondônia e o alento de outras regiões. Nascente ao calor das oficinas, do parque da Madeira-Mamoré, pela forja dos bravos pioneiros, imbuídos de coragem e de fé. És a cabeça do Estado vibrante. És o instrumento que energia gera, para a faina dos novos operários, os arquitetos de uma nova era. No Eldorado uma gema brilha, em meio à natureza imortal. Porto Velho, Cidade Município, orgulho da Amazônia Ocidental.
Parabéns Porto Velho. Parabéns Portovelhenses. Um grande abraço carinhoso e fraternal.
Porto Velho, 02 de outubro de 2014.
Deputado Hermínio Coelho
Presidente – ALE/RO
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)