Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Planalto apoia prorrogação do prazo para extinção de lixões


A Associação Rondoniense de Municípios – Arom tranquilizou os prefeitos quanto ao prazo para implementação de gestão integrada de resíduos sólidos e extinção dos lixões nas cidades. Nesta quarta-feira (30), o presidente da instituição e prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, informou que o Congresso e o governo federal já se sensibilizaram com a questão e sinalizam o interesse em aprovar uma medida prorrogativa ao prazo. A data limite fixada em Lei é de 02 de agosto.

Segundo a Arom, após mobilização iniciada nesta semana pelas entidades municipalistas em todo o País, o Palácio do Planalto anunciou apoio à extensão do prazo, conforme aprovação do Congresso. “A lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê detenção e multa de até R$ 50 milhões aos gestores que não implementarem aterros sanitários para a destinação final adequada do lixo”, ratificou o presidente Marinho, em entrevista.

Como explica o representante dos prefeitos de Rondônia, o Municipalismo brasileiro está empenhado no objetivo de banir a antiga prática de depositar lixo a céu aberto: “essa lei tem muita relevância social e os gestores a consideram um marco nas políticas ambientais e entendem que investimentos no setor diminuirão gastos com saúde por parte das prefeituras. Porém, os municípios ainda se encontram desestruturados e sem recursos para gerirem a problemática como, por exemplo, a construção de aterros sanitários”.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios – CNM revela destacada timidez em investimentos para avançar o setor. Os dados apontam que 46, 65% dos municípios com até 100 mil habitantes (considerados de grande porte) ainda não desenvolve nenhum plano gestor específico para coleta, transporte e tratamento do lixo. Já a Arom volta as atenções aos municípios de até 50 mil habitantes, que é o caso da maioria em Rondônia, pois atravessam dificuldades ainda maiores.

Com o envolvimento maciço da Arom e das demais representatividades municipalistas do Brasil, a CNM mobiliza os parlamentares federais, para que aprovem, com urgência, a Medida Provisória 651. A MP deve viabilizar, na forma legal, a prorrogação do prazo para o cumprimento da lei pelos prefeitos. Junto à atuação do Congresso, com as devidas modificações, há a o pedido de isenção de impostos e criação de linhas de empréstimos, para que as administrações municipais possam executar os projetos.

A Medida Provisória institui dilatação do prazo para mais oito anos. Entretanto, informações não oficializadas pelo governo federal dão conta de que o Palácio do Planalto estaria disposto a trabalhar com prazos menores que oito anos e distintos, considerando o perfil de cada município. Diante da possibilidade de divergências em determinados pontos entre a iniciativa parlamentar e a receptividade do governo, a Arom pede que os prefeitos mantenham a articulação junto aos parlamentares.

Fonte: Willian Luiz/Arom

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)