Quarta-feira, 10 de agosto de 2016 - 15h48
Desde maio deste ano está pronto o primeiro plano do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) da região Vale do Jamari. A proposta foi conduzida pelo Sebrae em Rondônia e realizada com a participação de membros da rede de cooperação das cidades integrantes do projeto.
A rede é composta por lideranças locais e representantes dos setores produtivos e instituições técnicas que elencaram ações a serem priorizadas nos setores econômicos definidos de forma conjunta: agricultura familiar, comércio/serviços e setor público.
O plano é composto por nove atividades que vão desde a estruturação da legislação do setor público, para tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas da região, perpassa pelo fortalecimento e instrumentalização gerencial do comércio, até a ampliação de mercado e organização do setor produtivo na zona rural.
A ideia, segundo Maria Cristina, gerente do Sebrae da unidade de Ariquemes, é mobilizar os setores produtivos e buscar parceiros para melhorar ainda mais os pequenos negócios locais. “Espera-se dessa forma, melhorar o fluxo econômico no território, tendo como resultado mais empregos e renda pela qualificação desses empreendimentos”, ratifica.
O prazo para a execução das ações é até o final de 2017. Algumas ações serão gerenciadas diretamente pelo Sebrae em parceria com as lideranças. Outras ações irão depender da articulação de parceiros e contará com o apoio da rede de cooperação para efetivar importantes conexões entre outras esferas de governança.
O sucesso do plano, lembra Cristina, está ligado diretamente ao nível de organização dos parceiros e terá apoio do Sebrae na organização técnica do processo de articulação. Espera-se que até 2017 muitas atividades estejam implementadas e que os resultados desse esforço sejam visíveis em todo o Vale do Jamari.
Para saber mais informações sobre esse e outros serviços do Sebrae em prol dos pequenos negócios, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. (Fonte: Denis Pinto)
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)