Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 - 15h19
Porto Chuelo, maior terminal portuário graneleiro do Norte do Brasil, tem previsão para ser inaugurado em maio deste ano. O senador Blairo Maggi, acionista do empreendimento, juntamente com o senador Valdir Raupp e o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, que representou o governador Confúcio Moura, vistoriaram a obra localizada no rio Madeira, em Porto Velho, na manhã de quarta-feira (18).
O senador Blairo Maggi disse que a construção do Porto Chuelo representa desenvolvimento para a região, pois até então a única saída da produção é pelo sul do país. “Com o novo porto de Porto Velho através do rio Madeira atingiremos o oceano Pacífico, reduziremos mil e quinhentos quilômetros, o que significa economia e agilidade”, afirmou.
Com o novo porto em funcionamento, atividades que antes não eram estabelecidas na região passarão a ser, pois o porto será um novo canal de importação e de exportação. Blairo Maggi anunciou que este ano irá instalar em Rondônia uma indústria de fertilizantes que irá atender a demanda de vários estados da região norte.
O senador Valdir Raupp destacou a importância do maior Terminal Portuário Graneleiro do norte do Brasil. “O porto terá capacidade para descarregar simultaneamente quatro carretas por minuto”, destacou. Outros terminais serão construídos na mesma região, a exemplo do porto do Equador Transportadora de Petróleo. O governo de Rondônia irá construir o Porto Público de Cargas e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que o Porto Chuelo insere Rondônia como um grande operador de logística, “Nós temos uma grande produção de grãos e no agronegócio, com escoamento pelo rio Madeira, ganhamos tempo e dinheiro”, afirma.
O Grupo Maggi está investindo R$ 150 milhões na construção do Porto Chuelo. A obra emprega hoje centenas de operários e técnicos. Depois de pronto vai gerar aproximadamente 270 empregos diretos e centenas de indiretos.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)