Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 11h46
Um dos mais revolucionários métodos de desenvolvimento de relações humanas da atualidade chega a Porto Velho. Dias 16 e 17 de março acontecerá o curso de jogos cooperativos no auditório da Casa Família Roseta, das 15 ás 21 horas. A realização é da Universidade da Paz e o investimento é de apenas R$ 220,00. As inscrições são feitas no Instituto Vida Plena, na Rua Tabajara, 469, fone 3224 7699.
O curso será ministrado por Fábio Otuzi Brotto, Mestre em Ciências do Esporte, Professor de Educação Física, Bacharel em Psicologia e Facilitador Credenciado do “Jogo da Transformação” – InnerLinks (EUA) e Findhorn Foundation (Escócia).Ele também é inspirador e docente da Pós-graduação em Jogos Cooperativos; Focalizador de programas dirigidos ao Envolvimento de Equipes e Comum-Unidades Colaborativas em diferentes organizações; Articulador da Pedagogia da Cooperação; Administrador da Comunidade de Jogos Cooperativos e autor dos livros: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”, entre outros.
O curso é destinado para todas as pessoas que desejarem participar, sejam profissionais formais como Educadores, Consultores, Líderes, Gestores, Profissionais de RH e Gestão de Pessoas, Profissionais de Pedagogia e Educação Física, Profissionais de Psicologia, Empreendedores Sociais, Lideranças Comunitárias e empresariais e estudantes
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
Jogar cooperativamente é re-aprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum.
Fonte: Alexandre Badra
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)