Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito anuncia caducidade do transporte coletivo de PVH e processo emergencial já está pronto



Prefeito anuncia caducidade do transporte coletivo de PVH e processo emergencial já está pronto  - Gente de Opinião

    O prefeito Mauro Nazif, acompanhado do procurador-geral do Município, Mirton Moraes e do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Gutemberg, anunciou na tarde desta sexta-feira (24), durante coletiva de imprensa, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), a conclusão do processo administrativo de caducidade do contrato existente com as empresas prestadoras do serviço de transporte coletivo na capital.

    Para tal medida, segundo o prefeito, foi montada uma comissão de análise do contrato existente, onde foram avaliados diversos itens, como a idade da frota, qualidade do serviço, horários, quantidade de 'balões' e de ônibus, além das vistorias e do recolhimento do ISS, imposto devido à prefeitura por um período de 10 anos. Após avaliação da comissão, ficou constatado que as exigências da prefeitura não eram atendidas, a exemplo da frota que deveria ser de 200 carros e chegava a apenas 168 e do tempo de vida de cada coletivo, que deveria ser menor do que 5 anos, chegando a 8 anos atualmente. “Após todo este trabalho de análise e de diversas reuniões com os proprietários das empresas ficou demonstrado que o mínimo solicitado não era realizado”, explicou Mauro, que fez questão de lembrar que foi dado aos mesmos o poder de se manifestarem e fazerem as suas devidas defesas.

    Diante do decreto de caducidade publicado no diário oficial com a data de hoje, o próximo passo será a realização de um chamamento público emergencial para a contratação de novas empresas, para posteriormente, ser promovido processo licitatório definitivo. “O processo emergencial já está pronto e deverá ser lançado já na próxima semana. O que nós queremos é que novas empresas venham para Porto Velho e ofereçam um transporte mais digno e mais humano, sempre com respeito ao cidadão”, frisou o prefeito, que garantiu que a população não será desassistida. Mauro disse ainda que caso seja necessária uma intervenção, a prefeitura vai assumir a responsabilidade, mas que o processo de caducidade tem amparo para que as atuais prestadoras permaneçam atuando no período de transição.

     A definição deverá ser dada na segunda-feira, após audiência marcada com o Tribunal de Justiça. Outra preocupação do gestor municipal é com relação aos trabalhadores. “Nós vamos trabalhar com o objetivo de que estes trabalhadores sejam absorvidos pelas novas contratadas, mas cada um tem que assumir sua responsabilidade”, disse.

Fonte: Renata Beccária | Foto: Frank Néry
 
 
 
 

 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)