Quarta-feira, 1 de outubro de 2014 - 12h04
Durante entrevista ao programa Encontro com o Povo, que vai ao ar pelo Amazon Sat na noite desta quinta-feira (2), o prefeito Mauro Nazif destacou que Porto Velho tem muito a comemorar no seu centenário. Depois de passar pelos ciclos da borracha, do ouro, do contracheque e agora das hidrelétricas, a economia do Município apresenta um crescimento real e forte no setor do agronegócio. “A vida melhorou, grandes empresas estão se instalando e gerando empregos, algo estável e ascendente”, avalia.
Nazif lamentou os estragos causados pela maior enchente do Rio Madeira, mas disse que ainda assim a cidade tem motivos para comemorar. “Não tivemos óbitos e nem endemias”, enfatizou. Ele anunciou que até o final deste ano, 100% das 3.500 famílias atingidas pela enchente no perímetro urbano de Porto Velho receberão suas moradias.
Nas comunidades ribeirinhas o número de famílias impactadas foi quase o mesmo e a prefeitura está comprando áreas em lugares mais altos para que as pessoas possam recomeçar a vida, como é o caso dos moradores da localidade de Terra Caída. Ao todo, segundo Nazif, 24 mil pessoas foram afetadas pela enchente.
Educação
De acordo com Mauro Nazif, a prefeitura trabalha no aprimoramento do setor educacional de Porto Velho, visando dar mais qualidade ao ensino e mais valorização aos profissionais. Dentre outros avanços, citou a construção de seis creches (em andamento), melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mais investimento em qualificação profissional e na estrutura física das escolas. “Recebemos até elogios do sindicato da categoria”, comentou.
Saúde
O prefeito informa que sua gestão está investindo mais de 20% dos recursos no setor, quando a lei determina gastar 15%. A prefeitura também investe na contratação de profissionais para melhorar o atendimento na rede básica de saúde e compra de medicamentos. As UPA's agora contam com seis médicos por plantão, quando obrigatoriamente deve ser quatro, medida esta que não apenas melhorou, mas também humanizou o atendimento, dentre outras conquistas citadas.
Trânsito
A prefeitura está investindo forte na sinalização vertical e horizontal. Trabalho conjunto com o Detran e a Polícia Militar conseguiu reduzir os índices de acidentes. Nazif ainda falou do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo trabalhado. Ele garante que até o final de sua gestão Porto Velho terá a terceira empresa de transporte coletivo operando para garantir melhor atendimento aos usuários.
Mauro Nazif citou outros motivos para comemorar, a exemplo da quebra do monopólio na coleta de lixo e em breve a contratação de nova empresa para executar os serviços, investimentos no Parque Natural (antigo Parque Ecológico), preservação do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e saída para o pacífico. “Ainda temos muitos desafios, mas estamos com a casa arrumada. Porto Velho é o coração do País, a cidade do desenvolvimento sustentável”, finalizou.
Fonte: Augusto José
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)