Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 12h12
Buscando alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos em Candeias do Jamari, o prefeito Dinho Sousa, acompanhado do coronel Josenildo Nascimento, assessor do Governo do Estado, reuniu esta semana com empresário Agnaldo Ferreira, representante da empresa Polar Meio Ambiente e Consultoria para conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa no processamento de lixo.
Um dos projetos apresentados foi o de uma usina de lixo, em atividade na província Córdoba, na Argentina. O sistema utiliza um processo que, além de ser reciclar, também acondiciona o lixo em capsulas, para depois o resíduo ser encaminhado a um aterro sanitário controlado.
Após conhecer o projeto, o prefeito Dinho Sousa solicitou que o secretário municipal Daniel Oliveira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), obtenha mais informações sobre o sistema utilizado na Argentina e ao mesmo tempo busque parceiro para viabilização do projeto no município.
“Esse é um empreendimento muito interessante, entendemos que esse é mais uma das alternativas que estamos buscando para resolver definitivamente, a forma em que está sendo atualmente acondicionado o lixo urbano em Candeias. Sendo assim estamos propondo, através do coronel Josenildo, parceria com o Governo do Estado para levarmos a frente esse projeto”, disse o prefeito.
Como funciona
Parte dos resíduos sólidos coletada é levada no caminhão até a usina. O lixo é despejado num silo, do jeito que foi retirado pelos lixeiros e transportado em uma esteira até um equipamento que faz o ensacamento do resíduo.
A capacidade de cada capsula é de até três toneladas de lixo prensado. O resíduo, depois de ensacado é enterrado no aterro sanitário controlado, com a vantagem de que o lixo doméstico não entra em contato com o solo, o que evita sua contaminação pelo chorume.
Fonte: Shyley Saíssem
Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alex Redano destina R$ 1 milhão à ADRA para fortalecer fanfarras e formação de maestros em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), destinou R$ 1 milhão em recursos para a Agência

Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) intensificou a articulação no Congresso Nacional pela derrubada do Veto nº 50/2025, que trata do Pr

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia
A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE
Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)