Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito recebe empresários ligados às usinas do Madeira


Até o segundo semestre de 2007 deverá ser iniciada a construção de duas fábricas para atender as hidrelétricas a serem construídas no Madeira. Pelo menos esta é a expectativa do grupo de empresários que se reuniu com o prefeito Roberto Sobrinho na última sexta-feira (20) para falar sobre a instalação das unidades. Representantes da Alstom e Bardella, da indústria mecânica, responsáveis pela instalação das duas fábricas, explicaram ao prefeito o campo de atuação das duas fábricas na execução do projeto hidrelétrico do Rio Madeira: a fabricação de comportas (Alstom) e a produção de material elétrico (Bardella), o que vai gerar cerca de 480 empregos diretos. A fábrica de hidromecânica terá uma produção média de mil toneladas/mês de comportas, eclusas de navegação e outros acessórios. No entorno das duas fábricas mais outros pequenos empreendimentos serão instalados para atender com o fornecimento de parafusos, corrimão e escadas.

Os empresários afirmaram que a construção das fábricas tem em vista, além do atendimento à demanda das hidrelétricas, todo o mercado da Amazônia e o mercado internacional. Para o prefeito, a visita dos empresários é mais uma demonstração de que a realidade das hidrelétricas está cada vez mais próxima. “Este foi um primeiro contato em que eles apresentaram suas expectativas e acima de tudo confiança neste grande empreendimento que são as hidrelétricas, e nós aproveitamos para destacar as ações que já estão sendo encaminhadas pela prefeitura para preparar a cidade”, enfatizou o prefeito.

Roberto Sobrinho disse aos empresários que a prefeitura está, desde o início das discussões do projeto, trabalhando para garantir o maior número possível de contratação local. “Para isso estamos atuando em duas frentes, com a qualificação da mão-de-obra, através de parceria com o Ministério do Trabalho e com a instalação, no próximo ano, da escola técnica, um compromisso assumido pelo Governo Federal”. A prefeitura está buscando junto ao BIRD recursos para investimento na infra-estrutura; com a Caixa Econômica Federal (CEF), recursos para a habitação e também com o Ministério da Saúde, mais investimentos para ampliação na rede básica de saúde.

No final da reunião, o prefeito solicitou aos empresários informações mais detalhadas sobre as demandas que serão criadas a partir da instalação das duas fábricas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)