Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 - 15h32
Diante da confirmada epidemia de dengue no estado, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), decidiu mobilizar todos os prefeitos para intensificar as medidas de combate à doença. Para isso, os 52 gestores, acompanhados de seus secretários municipais de saúde, estarão reunidos com representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, Procuradoria Geral da República e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). O encontro está marcado para esta sexta-feira (29), às 09hs, na Câmara Municipal de Ji-Paraná.
Da reunião, sairá um documento oficial, elaborado pelos gestores municipais, solicitando suporte dos governos estadual e federal, de acordo com o presidente da AROM, prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes (PR). O dirigente lembrou, na manhã desta quarta (27), que “o problema da dengue não deve ser responsabilidade apenas dos prefeitos”, e que pelo menos parte dos gastos com atendimentos e medicamentos deve ser subsidiada, já que Rondônia enfrenta uma das piores epidemias de dengue já registrada”.
Números atualizados sobre o quantitativo de infectados pela dengue em todo o estado serão passados pelo secretário estadual de saúde, Milton Moreira. “O encontro também é uma importante oportunidade que estamos criando para que os prefeitos possam expor a situação, município por município, às autoridades presentes”, disse Laerte, que destacou o convite enviado pela AROM aos representantes do Ministério da Saúde, Dr. Maria de Fátima e do Ministério Público, promotor de Justiça do Consumidor e da Saúde, Hildon de Lima Chaves.
Preocupação
O presidente da AROM informou que até os primeiros 21 dias do mês de janeiro a Agevisa, órgão ligado à SESAU, confirmou 417 casos de dengue em Rolim de Moura, 290 em Cacoal, 280 em Jaru, 270 em Presidente Médici, 242 em Buritis, 158 em Espigão do Oeste, 139 em São Francisco do Guaporé, 135 em Colorado do Oeste, 130 em Nova Brasilândia do Oeste, 121 em Vilhena e 115 em Ouro Preto do Oeste. “Esses números correspondem a um aumento de 2.182,6% na primeira semana e 1.164,3% na segunda, em relação ao mesmo período de 2009”, disse.
Fonte: Willian Luiz/AROM
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)