Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apoia produtores rurais com equipamento



Pprefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento entregou nesta segunda feira material e equipamento que vai beneficiar cerca de 80 produtores rurais do Distrito de Abunã. Agricultores das linhas 21 e 23, situadas a quase 300 quilômetros do centro de Porto Velho, receberam Prefeitura apoia produtores rurais com equipamento - Gente de Opinião80 toneladas de calcário, que será usado na preparação da terra antes do plantio. Também foi doada à Associação que reúne os produtores das duas localidades uma descascadeira, máquina que faz o beneficiamento do arroz antes da comercialização do produto. Os produtos e equipamentos fazem parte do Programa de Regeneração de Áreas degradadas (Prade), mantido pela Semagric com apoio do Governo Federal.

A associação já mantém uma máquina dessas funcionando na Linha 23, junto à sede da entidade. O novo equipamento será instalado na Linha 21, com uma capacidade de produzir ate 10 sacas por dia. “Vamos poder dobrar a produção” comemorou o presidente da Associação, Altair Albino.

Além do Prade, a Semagric mantém outros programas de incentivo à produção rural em Porto Velho como o Direto da Roça, que auxilia no transporte de frutas, verduras e cereais do campo para o comércio, e o Arco Verde, de manejo e recuperação das pastagens. O calcário foi adquirido de uma empresa de Cáceres, no Mato Grosso, e será usado na preparação e fertilização da terra, para diversos tipos de culturas agrícolas.

As duas carretas de calcário foram descarregadas na sede da Associação, que vai se responsabilizar em distribuir o material aos produtores, a partir da próxima semana. A Semagric ainda vai enviar um trator para auxiliar no transporte. “ Esse é mais um compromisso do prefeito Roberto Sobrinho, facilitando a produção destes pequenos agricultores, que agora vão produzir mais e melhor, aumentando a renda familiar” lembrou o secretário José Wildes.

O arroz produzido em Abunã é semeado geralmente de setembro a janeiro, conforme a chegada das chuvas. A colheita ocorre sempre quatro meses após o plantio. O material pode ficar estocado enquanto for mantido com a casca, antes do beneficiamento. A nova descascadeira tem um motor gerador acoplado, para ser usada em locais onde não há energia elétrica, como na Linha 21.

 Fonte: : Robinson Gambôa

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025

Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025

 A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) intensificou a articulação no Congresso Nacional pela derrubada do Veto nº 50/2025, que trata do Pr

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)