Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura aposta em sustentabilidade para decorar a cidade


Prefeitura aposta em sustentabilidade para decorar a cidade - Gente de Opinião
 

 O clima de natal está tomando conta da capital que desta vez apostou em uma proposta de sustentabilidade. A decoração que está sendo instalada aos poucos em vários pontos da cidade vai ser inaugurada oficialmente no próximo sábado, dia 13, no campo da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, às 9 horas, quando acontece a chegada do Papai Noel, bastante esperado principalmente pela criançada.

 Com o tema "Natal Sustentável", a prefeitura aderiu a reutilização de pneus, dando nova vida ao material inutilizado e descartado na maioria das vezes de forma incorreta. Para a confecção de árvores de natal que utilizam os pneus como base, foram recolhidas quase 500 unidades, segundo a coordenadora de turismo, Camila Canova. " Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social tornaram-se parte estratégica de um número crescente de empresas cientes na necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação ambiental. O descarte irregular pode também causar sérios danos ao meio ambiente, já que o produto demora cerca de seiscentos anos para se decompor naturalmente", explicou uma das organizadoras do projeto.

 Todo o processo de elaboração e confecção iniciou há cerca de 40 dias e conta com a colaboração de servidores, secretários e parceiros, sem gerar grande custo financeiro pra a administração pública. "Este tem sido um trabalho conjunto, por isso nós pedimos a população que cuide das nossas árvores e enfeites, para que o Papai Noel seja recebido com um verdadeiro espírito natalino", comentou Canova.

  Para a instalação da decoração nos pontos como Avenida Jorge Teixeira, Mercado Cultural, Três Caixas d'água, rotatórias e na praça do Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura, houve uma preocupação com o possível acúmulo de água devido a forma do objeto. Para evitar tal situação, os pneus foram furados para escoamento da água da chuva. O método de reaproveitamento já é praticado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que reconhece e aprova o uso do material para confecção de móveis. Já como critério de controle, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), se comprometeu em monitorar os artefatos natalinos durante o período de exposição. A fixação está sendo realizada sempre no período noturno, a fim de evitar qualquer transtorno no trânsito. "Finalizada a utilização, os arranjos serão armazenados em um local administrado pela prefeitura", completou Camila.

  O convite está aberto a todas as famílias de Porto Velho. Conforme a programação, estão previstos sorteios de brinquedos, distribuição de água, refrigerante, algodão doce e pipoca para as crianças, além de apresentações de espetáculos infantis e atividades recreativas, uma estrutura completa para durante toda a manhã ser comemorado o Natal.

Fonte: Renata Beccária | Fotos Frank Néry


 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)