Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho inicia campanha contra queimadas


Prefeitura  de Porto Velho inicia campanha contra queimadas - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho inicia na próxima semana a campanha “Não Queime! Queimada Urbana é Crime”. O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) é conter a queima de lixos e entulhos nos quintais, além de incêndios em terrenos baldios no perímetro urbano da cidade. A multa para quem for flagrado na prática criminosa varia de R$ 2.760,50 a R$ 5 milhões.

O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benício de Brito, informa que a campanha vai reforçar as ações em vários aspectos. Na educação ambiental, por exemplo, com palestras e distribuição de materiais explicativos aos estudantes das escolas públicas e particulares. Também haverá panfletagem nas ruas e fiscalizações nos bairros. “Dependendo do que for constatado pelos fiscais a pessoa poderá ser notificada ou multada”, alerta.

A campanha se estenderá até o final de outubro, que é o período mais seco do ano, o chamado “verão amazônico”. Como vem ocorrendo desde 2011, quando teve início a campanha, a Sema terá mais uma vez o apoio do Exército Brasileiro, faculdades e associações. A ideia também é reforçar a divulgação por meio de todas as médias para conscientizar as pessoas.

Conforme o diretor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização da Sema, Sílvio Luiz dos Santos, este ano a campanha será mais rígida, pois somente nesse primeiro semestre do ano houve um aumento de 16,7% na quantidade de queimadas urbanas em relação ao mesmo período de 2014. “No ano passado foram registradas 94 ocorrências, mas neste ano já temos 120 casos”, lamenta.

Santos explica que o combate as queimadas é feito durante o ano todo pela Sema, mas no período de maior estiagem o trabalho é reforçado. Por isso, haverá inclusive plantões de fiscalização aos sábados e domingos, das 8 às 19 horas. O telefone para denúncias (0800 647 1320Prefeitura  de Porto Velho inicia campanha contra queimadas - Gente de Opinião FREE0800 647 1320) também ficará a disposição do público aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

“Pedimos que as pessoas tenham consciência e não queimem lixo, folhas ou qualquer outra coisa nos quintais. A fumaça causa danos ao meio ambiente e afeta a saúde pública, principalmente problemas respiratórios em crianças e idosos. Lugar de lixo é no lixo”, apela o diretor da Sema.

Brito diz que apesar de ser um habito cultivado pelas pessoas da região há muitos anos, trata-se de um crime que precisa ser combatido e as pessoas devem ajudar o poder público denunciando qualquer caso de queimada urbana.

Além de causar ou agravar doenças respiratórias, as queimadas urbanas podem ocasionar grandes incêndios e acidentes, mortes de seres humanos e animais, falta de energia ou até mesmo acidentes com linhas de transmissão de energia elétrica, dentre outros.

Fonte: Augusto José

 
You'll need Skype Credit
No Skype credit required

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)