Quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 14h05
Está em fase de projeto a construção de uma agroindústria de leite, pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e que fará a captação e resfriamento do leite produzido por pequenos produtores da capital, numa capacidade de armazenagem de até 30 mil litros diários. De acordo com Leonel Bertolin, titular da Semagric, o investimento terá grande reflexo na economia local, gerando emprego e renda aos pequenos produtores.
O secretário destaca que a produção de leite em Porto Velho já aumentou significativamente entre 2012 e 2013. “Era de 20 mil litros e agora passa de 50 mil litros/dia. A Prefeitura está buscando mais condições para que essa produção sejam ampliada. Em 60 dias, tudo ocorrendo como o previsto, estaremos concluindo os processos necessários e começando as obras deste Laticínio de Porto Velho. Isso é um fato. Vai acontecer. Estamos certos de que vai haver um grande avanço na geração de novos empregos para esse setor da economia”, enfatizou.
Agroindústrias
O secretário fez questão em lembrar dos esforços, que a gestão municipal vem empenhando, para fazer funcionar com eficiência, as agroindústrias em Porto Velho. “A principal resposta para o que tem atravancado o sucesso das agroindústrias de Porto Velho é a dificuldade criada com a regularização fundiária e ainda a possibilidade de se conseguir licenças ambientais. Isso tem feito com que os produtores procurem por outros municípios”, explicou ele.
Neste sentido, novos esforços estão sendo implementados pela Semagric para agilizar a conclusão de processos ambientais e fundiários que podem trazer crescimento da produção. “As parcerias firmadas com a Embrapa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com o Ministério Público têm sido fundamentais para legalizar a parte fundiária e ambiental, a fim de que agroindústrias e laticínios possam funcionar”, destacou.
Outras formas de resultados devem vir com a abertura de estradas e com a chegada de energia elétrica às propriedades rurais. Assim, segundo os balanços da Secretaria, a produção agroindustrial de Porto Velho, nos próximos dois ou três anos, deve crescer vertiginosamente, no entanto, os levantamentos já estão indicando grande reação de setores que estavam estagnados.
Fonte: Renato Menghi
Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E
Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)