Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura lança programa de construção de muros e calçadas


 

A Prefeitura de Porto Velho lançou nesta quinta-feira (10/09) o Programa de Construção de Muros e Calçadas, que visa fazer valer a Lei 257/08, criada no ano passado, juntamente com a Coordenadoria de Posturas, ligada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusb), para intensificar a fiscalização sobre os terrenos que não apresentam calçadas e muros e que ficam abandonados, às vezes durante anos, tomados pelo mato e pelo lixo, ameaçando a saúde e a segurança da população. A prefeitura também está intensificando a fiscalização sobre os proprietários que jogam água servida nas calçadas. 

“Trata-se de uma medida dura para os proprietários que não estão cuidando do seu patrimônio, mas que beneficia os moradores que vivem nas proximidades destes terrenos abandonados e são penalizados com problemas como a proliferação de insetos e outros animais nocivos. Além disso, muitas vezes estes imóveis se tornam esconderijos para marginais”, disse o prefeito Roberto Sobrinho, durante o lançamento do programa. 

O Programa inicialmente vai abranger 42 avenidas do centro da cidade e depois será expandido para todo o município. Em um primeiro levantamento de terrenos baldios realizado nas avenidas Carlos Gomes, Calama, Sete de Setembro e Abunã foram constatados 52 terrenos baldios, sendo 13 na avenida Abunã, razão pela qual os trabalhos foram iniciados nesta via. O importante, segundo o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Mário Sérgio, é que dos 13 proprietários notificados, 11 se comprometeram a fazer o serviço por conta própria. “O objetivo do programa é conscientizar os proprietários para que a Prefeitura não precise fazer estas obras”, explica Mário Sérgio. 

Depois de notificados, os proprietários têm um prazo de 15 dias para fazer a obra. Caso contrário, a prefeitura providencia o muro, a calçada e a limpeza do terreno. A conta do trabalho é enviada via boleto para o proprietário, que terá que pagá-lo em agência bancária, ficando sujeito a penalidades, caso não pague a conta. 

“O importante é que a gente tenha uma cidade mais bonita, confortável e segura para todos”, considera o prefeito. “E isto a gente só vai conseguir se a prefeitura fizer a sua parte e o cidadão também fizer a sua”. 

Os proprietários notificados que não providenciarem os serviços solicitados estarão sujeitos a multas que variam de acordo com o tamanho do terreno, a localização e o estado de abandono em que se encontre o imóvel. 

A prefeitura vai promover uma campanha de mídia para alertar sobre a necessidade de adequação dos imóveis à Lei 257/08. 

O programa de Construção de Calçadas e Muros é feito em parceria: A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) fiscaliza e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) executa o trabalho. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)