Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai organizar Feira do Produtor Rural


 
A prefeitura de Porto Velho iniciou trabalho para organizar a Feira do Produtor Rural e também a feira livre que funciona no entorno do galpão, à rua Rogério Weber, região do Cai N'Água. No sábado (18), o subsecretário municipal de agricultura e abastecimento, Francisco Evaldo de Lima visitou o local acompanhado dos diretores de departamentos da Subsecretaria Municipal da Agricultura (Semagric) para conversar com os feirantes e fazer uma avaliação geral.

Depois de percorrer a feira e conversar com o diretor, feirantes e produtores, Lima identificou vários pontos que necessitam ser ajustados. “Nossa primeira constatação é de que a Semagric precisa dar um apoio maior aos trabalhadores”, declarou. O trabalho começa com o cadastramento das pessoas que ali trabalham, para identificar quem é produtor, quem é feirante e qual a situação de cada um.

Outro ponto diz respeito as bancas onde os produtos são expostos, que ainda são de madeira. Lima avalia que esse tipo de material não proporciona muita higiene e causa má impressão ao público. “Vamos montar uma equipe para trabalhar essa questão das barracas e fazer as mudanças necessárias. A ideia é que elas sejam de alumínio, o que proporciona melhores condições de higienização”, afirmou.

A prioridade no momento é organizar o local, começando pelo cadastramento das pessoas que ali trabalham. Partindo desse princípio, Lima acredita que a prefeitura poderá melhorar o sistema de transporte dos produtores com suas respectivas produções do campo até a feira, para que possam vender direto ao consumidor, o que evita a ação de atravessadores.

Seguindo orientações do prefeito dr Hildon Chaves, o subsecretário pretende firmar várias parcerias. “Temos como fazer um grande trabalho em parceria com os produtores e envolver vários órgãos municipais e até estaduais para dar uma nova cara ao local. Essa ação faz parte do planejamento da atual gestão para valorizar os pequenos empreendedores, os produtores e também agregar valor ao que é oriundo da agricultura familiar”, disse.

Outro objetivo é fortalecer o trabalho de logística que a prefeitura proporciona aos agricultores, por meio dos caminhões da Semagric. Lima quer facilitar o acesso dos produtores a esse serviço para aumentar o número de pessoas e, consequentemente, de produtos com maior frescor e qualidade.

“Desta forma fazemos cumprir o papel fundamental desta subsecretaria que é o fomento a agricultura e o incremento a renda da população do meio rural”, enfatizou, destacando também a importância da agricultura e da agroindustrialização para agregar valor aos produtos e subprodutos da agricultura familiar, gerando emprego, renda e “assegurando a permanência do homem no campo com dignidade e justiça social”.

Francisco Evaldo Lima entende também que a reabertura do Restaurante Popular que foi construído ao lado da Feira do Produtor Rural, mas que está fechado deste a enchente de 2014, poderá ser de grande importância para os produtores, vez que poderá absolver boa parte da produção.

Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)