Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai revitalizar pólos comerciais de Porto Velho



A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), firmou compromisso com os empresários pela revitalização das avenidas Carlos Gomes e Nações Unidas, dois pólos comerciais da Capital que reúnem centenas de estabelecimentos e que apresentam hoje problemas de mobilidade urbana.

A iniciativa tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) e dos sindicatos representantes Sindipeças e Sindilojas, que têm buscado mobilizar os empresários e agendado encontros com secretários e o próprio prefeito Mauro Nazif, no sentido de dar celeridade ao processo.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, a atenção que a Prefeitura tem dada às reivindicações dos empresários pela revitalização das avenidas, e a determinação aos secretários para a execução destes projetos, tem demonstrado o compromisso que o prefeito Mauro Nazif tem com o setor produtivo.
 

PROJETOS EM ANDAMENTO

A obra é uma reivindicação antiga por parte dos empresários que se concentram nas duas vias, uma vez que pelo grande número de estabelecimentos comerciais elas apresentam falhas, como falta de adequação à acessibilidade de deficientes físicos, a padronização de calçadas e a definição de estacionamento para veículos.

Em reunião ocorrida nesta semana na Semob, o secretário Gilson Nazif garantiu ao presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado de Rondônia (Sindilojas), Joaquim Vanderly Aguiar, e a gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Macedo, pleno apoio aos projetos apresentados pelos empresários.

Para tanto, Nazif destacou a fiscal de obra da Semob Juliana Galvão, juntamente com engenheiros e arquitetos da PAS – Projeto, Assessoria e Sistema Ltda., empresa responsável pela elaboração de projetos arquitetônicos e de urbanismo da Prefeitura, para agilizar a conclusão dos procedimentos técnicos quanto à revitalização. Na ocasião também foi apresentado o arquiteto Paulo Henrique Barbosa, contratado pelos empresários para acompanhar o andamento do projeto da Carlos Gomes.
 

NAÇÕES UNIDAS

De acordo com arquitetos da PAS, o projeto das Nações Unidas se encontra em análise na Secretaria Municipal de Transporte (Semtran), aguardando parecer da equipe técnica para posteriormente ser feita a licitação da obra. A revitalização da via compreende toda a área entre a Jorge Teixeira e a Sete de Setembro. O projeto prevê a arborização da avenida, a utilização do canteiro central como via de escoamento da água pluvial, e a redução da pista dupla de 3,5 metros para 3, para adequação do estacionamento de veículos em 45° (graus).

Além disso, por se tratar de uma via com muitos estabelecimentos comerciais da área de peças e serviços automotivos, serão feitas adequações para acesso aos estabelecimentos, padronização de calçada e implantação de dispositivos de acessibilidade para deficientes físicos.

O projeto das Nações Unidas está sendo acompanhado de perto pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de Rondônia (Sindipeças-RO), Osmar Santana de Lima, que tem recebido todas as demandas dos empresários. Inclusive, para colaborar com a celeridade do processo, a entidade juntamente com os próprios empresários, e apoio da Fecomércio, custeou a elaboração de um projeto urbanístico da Avenida, que recebeu adequações da Prefeitura e hoje se encontra na Semtran.
 

CARLOS GOMES

Embora o projeto executivo ainda esteja em fase de elaboração, os arquitetos da PAS observam que o da Carlos Gomes não deverá ter o mesmo tramite do das Nações Unidas, isso porque quando for concluído deverá ser encaminhado diretamente para a licitação da obra, uma vez que técnicos da Semtran estão trabalhando em conjunto neste projeto.

A revitalização da Carlos Gomes compreenderá toda a via entre a Jorge Teixeira e a Farquar. O projeto prevê a padronização das calçadas, com a utilização de piso podotátil para deficientes físicos; construção de rampas para cadeirantes, modernização das paradas de ônibus, e arborização. O acompanhamento dos trabalhos prévios do projeto da Carlos Gomes está sendo feito pelo Sindilojas, com o apoio da Fecomércio Rondônia.

Fonte: Ascom / Fecomércio
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)