Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prêmio Samuel Benchimol é destaque na mídia em Porto Velho



Coordenador técnico do concurso realiza visitas na capital rondoniense para detectar mais projetos empreendedores 

O coordenador técnico do Prêmio Samuel Benchimol, José Rincón, está em Porto Velho, para divulgar o concurso que, pela primeira vez, está sendo editado em conjunto com o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Na manhã desta sexta-feira, 21, ele concedeu entrevistas às emissoras de televisão Prêmio Samuel Benchimol é destaque na mídia em Porto Velho  - Gente de Opiniãoda capital rondoniense sobre o prêmio que objetiva identificar e apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, por meio de ideias empreendedoras e a difusão de tecnologias inovadoras nas seguintes áreas: Ambiental; Econômica/Tecnológica e Social. O assunto rendeu pauta na imprensa e ganhará destaque nas principais entrevistas semanais. Durante todo o dia, ele cumpre a agenda de visitas em órgãos parceiros para a realização do evento. 

Rincón explica que ‘a única exigência para concorrer ao Prêmio é que sejam apresentados projetos úteis ao desenvolvimento equilibrado e sustentável da Amazônia. Esta é a 6ª edição do prêmio que, pela primeira vez, é sediado em Porto Velho’. Segundo ele, o público alvo do Prêmio Samuel Benchimol é formado por docentes e discentes das instituições de ensino superior, embora possam participar cidadãos comuns. 

A iniciativa do Prêmio Samuel Benchimol é do Governo Federal, por meio do MDIC, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Banco da Amazônia (BASA), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Ação Pró-Amazônia que congrega as federações da Amazônia Legal. 

Em Rondônia, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO) é o responsável pela coordenação e divulgação dos dois prêmios. “Um projeto vencedor passa a ter grandes chances de, após avaliado, ser financiado por potenciais investidores públicos e privados”, afirma o superintendente do IEL/RO, Nazareno Barbosa. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú, considera louvavél o papel das instituições - entre as quais o MDIC e o Banco da Amazônia - que congregam empresas engajadas no propósito de alavancar o desenvolvimento sustentável da Amazônia e que certamente servem de modelo às demais entidades que desejam participar de iniciativas afins. 

As inscrições para o Prêmio Benchimol estão abertas até 02 de outubro no site www.amazonia.desenvolvimento.gov.br. A premiação é de R$ 65 mil e poderá ser subdividida em até três ganhadores, bem como a concessão de nove diplomas, explicitando a classificação, a categoria e o título do projeto. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de dezembro, na Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (AMERON), em Porto Velho. 

José Rincón Ferreira é biblioteconomista, consultor e ex-diretor de articulação tecnológica da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e, atualmente, está na direção administrativa da Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN). 

Prêmio Banco da Amazônia - Com objetivos semelhantes, o prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente também visa promover uma reflexão sobre as perspectivas econômicas, ambientais e sociais para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da região. 

Tanto o Prêmio Samuel Benchimol quanto o Prêmio Banco da Amazônia são regidos pelo mesmo regulamento. A premiação será dividida entre as categorias: Jovem até 35 anos; Intermediária para autores de 35 a 60 anos e Sênior para faixa etária superior a 60 anos. Os interessados em concorrer ao Prêmio Banco da Amazônia, também com premiação de até R$ 65 mil, devem preencher a ficha disponibilizada no site www.bancoamazonia.com.br. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)