Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Presidente do TJRO participa do 86º Encontro de Presidentes de Tribunais



O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, participou do 86º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, em Curitiba. O evento tem a finalidade de promover a integração dos Tribunais de Justiça e o intercâmbio de experiências administrativas e funcionais. A solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira, 21, no Plenário do Tribunal de Justiça do Paraná.

Para o desembargador Cássio Sbarzi, o encontro é importante pois traz, por meio dos demais colegas presidentes e palestrantes, estudos e aprofundamentos dos temas jurídicos e das questões judiciais de repercussão nacional. "Essa integração busca a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades de cada Tribunal", destacou o presidente.

Na sexta-feira, 22, os trabalhos foram realizados no Salão de Eventos do Restaurante Maggiore (Parque Barigui), sob a presidência do desembargador Marcus Antônio de Souza Faver. Além dos debates, palestras foram ministradas. Na oportunidade, o juiz auxiliar da presidência do TJRO, Francisco Borges, fez uma apresentação sobre o projeto de Simplificação de Processos, desenvolvido pelo Poder Judiciário Rondoniense, que atende à Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça.

"É com satisfação que mais uma vez o Tribunal de Justiça de Rondônia apresenta uma boa prática no Encontro do Colégio de Presidentes, o que demonstra a razão do Poder Judiciário Rondoniense estar entre os mais ágeis do país. Recentemente fizemos uma apresentação em um Workshop no CNJ sobre as metas de 2010 e no Tribunal de Justiça do Amapá. O modelo das oficinas de trabalho desenvolvidas pelo TJRO também foi adotado por outros Tribunais", explicou Francisco Borges.


Simplicação

Durante a apresentação o magistrado disse que o processo é extremamente participativo, em virtude do juízo apontar onde estão os gargalos, as soluções e as melhores práticas para uma melhor prestação jurisdicional. "Já realizamos diversas oficinas no nosso Centro de Treinamento. Em todas, a busca pela simplificação dos procedimentos foi unânime. Acabar com o tempo morto do processo, simplificando os procedimentos e a tramitação destes dentro das unidades judiciais é contínua, pois ganha-se tempo e com isso conseguimos oferecer um serviço ainda melhor à sociedade".

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)