Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Processo eletrônico na JT será inaugurado em novembro


Processo eletrônico na JT será inaugurado em novembro - Gente de Opinião

A Justiça do Trabalho em Rondônia apresentou, esta semana, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil o projeto de implantação do Processo Judicial Eletrônico no âmbito do TRT 14. Na reunião com o advogado Aurimar Lacouth, o juiz auxiliar da presidência do TRT, Antônio César Coelho, explicou que a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho começará pela Vara do Trabalho de Ouro Preto do Oeste, vindo em seguida nas de Jaru e Ariquemes.

Esse primeiro encontro, segundo explicou o juiz Antônio César Coelho, tem o objetivo de colocar a OAB a par do assunto, para que as providências junto aos advogados sejam adotadas. Entre essas providências, o representante da OAB para acompanhamento do processo judicial eletrônico na Justiça do Trabalho, Aurimar Lacouth, afirma que a principal é fazer um bom treinamento dos advogados que operam com o Direito Trabalhista, mas a OAB também promoverá palestras, em conjunto com o TRT para que haja perfeita interação com os servidores da Justiça do Trabalho.

Anunciando o início da implantação do PJE para 19 de novembro, em Ouro Preto do Oeste, o juiz César Coelho avalia que “trata-se de um avanço sem precedentes para a Justiça do Trabalho e, apesar de uma ou outra resistência inicial à mudança, tenho certeza que a implantação do PJe representa um salto qualitativo da maior importância para o direito trabalhista e, com certeza vai representar maior celeridade nas decisões”.

Por seu turno, a OAB Rondônia já solicitou a Escola Superior de Advocacia (ESA) manter contato com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) ou com as congêneres de outras seccionais para saber se já existe algum curso ou treinamento sobre o processo judicial eletrônico, para ser ministrado aos advogados de Rondônia. O diretor da ESA, Irineu Vicente da Silva, já está fazendo os contatos e, segundo ele, na próxima semana deverá ser anunciada alguma novidade sobre o tema.

Atuante no direito trabalhista e sindical, a advogada Zênia Cernov acredita que quem sairá ganhando com a implantação do processo judicial eletrônico na Justiça do Trabalho será o trabalhador, o principal cliente da justiça trabalhista. “Penso que haverá maior celeridade processual, o que é uma cobrança de quem procura a Justiça e também demonstra que a o TRT de Rondônia está atento aos avanços tecnológicos e vem buscando implementar melhorias na entrega dessa prestação jurisdicional”, acentua Zênia.

Fonte:  OAB-RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)