Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Produção do Joana D’Arcé adquirido para merenda



O evento foi realizado em Porto Velho, com o objetivo de promover a comercialização de produtos a serem adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma (Ates), da Emater, deu todo o suporte aos os agricultores que exibiram amostras do resultado de sua produção, no Teatro Banzeiros.

A equipe de Ates, em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vem desenvolvendo ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar nos projetos de assentamento Joana D’Arc e, uma de suas ações foi a inclusão dos agricultores no PNAE.

O PNAE é um programa do governo federal que tem por objetivo contribuir com o crescimento e desenvolvimento das crianças em fase escolar, fornecendo alimentação saudável nas escolas. Através da lei que o instituiu foram incorporadas estratégias de promoção à segurança alimentar e nutricional dos alimentos distribuídos aos alunos, valorizando a cultura alimentar e a produção local.

A inclusão dos agricultores assentados no PNAE vai proporcionar a essas famílias um aumento na geração de renda com a venda garantida da produção in natura de alimentos como: abóbora, pepino, pimentão, cheiro verde, tomate, maxixe, quiabo, banana, macaxeira, mamão, abacaxi, melancia, couve e banana comprida. “O programa serviu como um incentivo ao aumento da produtividade, despertando nos agricultores a busca por uma produção organizada e melhorada, e com técnicas baseadas nos princípios agroecológicos”, diz o engenheiro agrônomo, Raphael Cidade, da Emater.

Segundo as extensionistas sociais Virginia Avelar e Luzia Duarte, uma das maiores dificuldades do assentamento está relacionada à distância até o centro urbano (cerca de 100 quilômetros). “Foi visando inserir e valorizar a produção existente na localidade que nossa equipe inseriu os produtores na chamada pública para a venda direta às escolas do próprio assentamento”, explica Virginia.

As extensionistas afirmam ainda que, mesmo distante, o trabalho da assistência técnica tem possibilitado aos assentados o acesso às informações e a inserção das políticas públicas no local. Com o acesso ao PNAE as escolas terão opções de alimentos saudáveis, para diversificar ainda mais os pratos servidos na rede de ensino.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)