Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 - 11h27
O deputado Adelino Follador comemorou ontem (16) a aprovação pela Assembleia Legislativa, do programa estadual de transferência de renda (FutuRO), que promete tirar da situação de extrema pobreza mais de 35 mil rondonienses espalhados por todos os municípios.
O parlamentar chegou a lamentar a demora na aprovação do programa, e responsabilizou alguns deputados de tentar prejudicar mais esta iniciativa do Governo do Estado, que visa socorrer essas famílias através dos municípios. Follador enalteceu a posição dos deputados que entenderam o alcance do programa, ao mesmo tempo em que criticou a posição daqueles que, depois de quase um ano, ainda faziam gestão incabíveis e quase insanas para emperrar a votação.
Para o deputado, naquele momento não havia mais nada que justificasse a morosidade e o interesse incompreensível de alguns parlamentares para protelar ainda mais a votação, tendo em vista a aprovação anterior do empréstimo de R$ 542 milhões junto ao BNDES, que dará suporte ao FutuRO e a todos às atividades de operacionalidade do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (PIDISE), programa este que vai possibilitar o resgate da cidadania e da dignidade ao povo de Rondônia. De acordo com o deputado, o dinheiro deste programa será aplicado em saúde, educação, segurança, infraestrutura, qualificação de mão de obra e desenvolvimento econômico, com investimentos para fortalecer a cadeia produtiva do setor primário do Estado.
Adelino Follador fez lembrar que com a aprovação do FutuRO, e com o trabalho decisivo da Secretaria de Assistência Social (SEAS), por sua titular, Cláudia Moura, que em Brasília conseguiu unir forças e integrar este programa ao Bolsa Família (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), a partir de agora o governador Confúcio Moura e os prefeitos de Rondônia, diferentemente de outros estados, adiantaram consideravelmente as providências para a execução deste importante programa de transferência de renda e inclusão produtiva, e assim vai poder atender milhares de famílias pobres em Rondônia.
O deputado ressaltou a importância do envolvimento de todos os prefeitos, de modo que seja elaborado um cadastro real dessas famílias, para que esses recursos não se destinem àqueles que não precisam e/ou que utilizem esses recursos para outros fins. “Aqui na Assembleia seremos todos fiscais do emprego desses recursos”, disse ressaltando a sensibilidade do governador Confúcio Moura, em retirar com rapidez essas famílias da condição de miséria em que vivem.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) intensificou a articulação no Congresso Nacional pela derrubada do Veto nº 50/2025, que trata do Pr

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia
A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)