Quarta-feira, 23 de abril de 2008 - 13h35
O deputado estadual Doutor Alexandre (PTC-PVH) apresentou no plenário da Assembléia legislativa nesta terça-feira (22.04), dois projetos de lei que trata de benefícios à saúde dos idosos do estado. De acordo com os documentos o parlamentar propõe a criação do programa de atendimento domiciliar ao idoso e também a criação dos centros de atendimentos ao idoso.
Através do projeto apresentado, Doutor Alexandre propõe que o poder executivo implante o Atendimento Domiciliar ao Idoso, ou seja, pessoas de ambos os sexos com idade acima de 60 anos. Serão beneficiadas por este programa pessoas idosas desamparadas de assistência médica, social e familiar, impedidas de locomoção ou com restrições para fazê-lo.
O projeto prevê ainda que o atendimento seja realizado por agentes comunitários capacitados e supervisionados por uma equipe multidisciplinar composta por gestor, assistente geral, médico, auxiliar de enfermagem, assistente social e motorista. A equipe é responsável por cuidados básicos de saúde, apoio emocional e social.
˝É visível o sofrimento que o idoso enfrenta no nosso país, principalmente aqueles com menor situação financeira que ficam a mercê de uma assistência médica deficiente e desumana em filas de espera intermináveis. Muitos atendimentos como troca de curativo, aplicação de soro, dentre outros; podem ser resolvidos de forma prática, econômica, sem a necessidade de deslocamento para postos de saúde, desafogando as unidades de tratamento˝ ressaltou o parlamentar.
Referente ao Centro de Atendimento ao Idoso o parlamentar sugere a parceria entre o governo do estado, prefeituras, hospitais beneficentes, instituições universitárias públicas e privadas, ou com instituições que ofereçam atendimento na área médica geriátrica.
Segundo Doutor Alexandre os idosos terão prioridade no atendimento médico ambulatorial nas unidades básicas de saúde e hospitais públicos mais próximos de suas residências, além de visitas médicas domiciliares quando o deslocamento do idoso for desaconselhável.
˝Não basta que os direitos dos idosos sejam assegurados na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso. É preciso divulgá-los e principalmente implementá-los na prática, transformando efetivamente o dia-a-dia dos idosos˝, justificou Doutor Alexandre.
Fonte: Luciane Gonçalves / DRT-PR 6060
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)