Terça-feira, 28 de julho de 2015 - 20h28
A deputada Mariana Carvalho (PSDB - RO) apresentou projeto de lei que pretende tornar obrigatória a instalação, em semáforos, de temporizadores que indiquem a condutores e pedestres o tempo restante para a mudança de ordem. A parlamentar alega que a medida contribuirá com a redução de acidentes e até mesmo de infrações de trânsito.
Permitir que os usuários, condutores e pedestres tenham acesso a informações precisas permitirá, segundo ela, que haja um pouco mais de conforto e precisão em meio ao caos que toma conta do trânsito na maioria das cidades brasileiras.
“Tráfego lento, avenidas congestionadas, constantes acidentes, entre outros fatores, são situações do dia a dia da maioria dos moradores destes centros”, lembra a deputada.
Mariana ressalta que já são produzidos e utilizados equipamentos temporizadores que, ligados aos semáforos, indicam o tempo restante para a mudança de ordem: de parar para seguir, e vice-versa. A tucana justifica que esses temporizadores só aumentam a segurança do trânsito, e têm grande potencial para a redução de acidentes.
“Infelizmente, tais equipamentos ainda não são amplamente utilizados na sinalização luminosa de trânsito no Brasil, o que nos deixa aquém das possibilidades de atuar preventivamente contra o cometimento de infrações e, consequentemente, contra a ocorrência de acidentes nas vias. Assim, a fim de obter uma maior eficácia dos semáforos estamos propondo neste projeto de lei para que todos eles sejam modernizados, ou seja, obrigatoriamente equipados com temporizadores”, justifica Mariana.
Caso a proposta seja aprovada, a nova regra entrará em vigor um ano após a aprovação para que as cidades possam se adaptar.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)