Quinta-feira, 29 de novembro de 2012 - 11h44
A Receita Federal do Brasil informa que o prazo para a entrega da Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI), período de apuração outubro de 2012, vence na quarta-feira (30/11). Para cada imóvel alienado ou adquirido deve ser feita uma declaração, em meio digital, nos termos estabelecidos pela Leão federal. Para fazer a declaração,o contribuinte deve baixar o programa no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br.
Devem ser informadas na DOI as operações imobiliárias anotadas, averbadas, lavradas, matriculadas ou registradas nos Cartório de Notas, de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos sob sua responsabilidade, esclarece a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho.
A Receita ressalta que, a partir de janeiro de 2012, a emissão da DOI é obrigatória, independente da existência ou não da expressão “EMITIDA A DOI”, nos documentos anotados, averbados, lavrados, matriculados ou registrados por outro cartório.
O preenchimento da DOI deverá ser feito pelo serventuário da Justiça titular ou designado para o Cartório de Ofício de Notas, quando da lavratura do instrumento que tenha por objeto a alienação de imóveis, fazendo constar do respectivo instrumento a expressão “EMITIDA A DOI”.
Quando o documento tiver sido celebrado por instrumento particular, ou por autoridade particular com força de escritura pública, ou emitido por autoridade judicial (adjudicação, herança, legado ou meação), por exemplo, o responsável pelo preenchimento da DOI é o serventuário da Justiça titular ou designado para o Cartório de Registro de Imóveis.
A multa para quem não apresentar a DOI no prazo pode chegar até 1% sobre o valor da operação. Já a multa por cada informação inexata é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
DIPI - TIPI 33
A Receita Federal alerta que, na sexta-feira (30/11), também vence o prazo para a entrega da DIPI-TIPI 33 - produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, com período de apuração setembro e outubro de 2012.
Fonte: Francisco Pinto de Souza
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)