Porto Velho (RO) terça-feira, 30 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Reunião discute padronização de feiras livres em PVH


Com objetivo de organizar e padronizar as feiras livres de Porto Velho, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) realizou reunião com os feirantes ontem, segunda-feira (11), no Teatro Banzeiros. Durante o encontro coordenado pelo adjunto da Semdestur, Eduardo Rauem, os participantes trataram sobre o recadastramento dos trabalhadores, carteira de identificação, organização da feira por setores e utilização das barracas padronizadas já adquiridas pela gestão municipal.

O secretário lembrou que o encontro desta segunda foi o terceiro da categoria com a atual gestão porque o prefeito Mauro Nazif tem todo interesse em melhorar as condições de trabalho para os feirantes e, consequentemente, o atendimento ao público que lá comparece. “O prefeito quer transformar as feiras livres em um espaços turísticos como acontece em outras capitais do Brasil”, enfatizou.

De acordo com Eduardo Rauen, o primeiro passo é o cadastramento (ou recadastramento) de todos que ali trabalham. “É assim que iremos defender os feirantes dos aproveitadores. Também é desta forma que iremos conhecê-los para organizá-los por setores - confecções, verduras, peixes, carnes, lanches e frangos, dentre outros”, explicou. Por meio do cadastro ainda será possível emitir a carteirinha de feirantes padronizada a cada um, completou. Os trabalhadores concordaram.

Quanto as barracas, o secretário explicou que elas foram encomendadas na gestão anterior, mas que a Semdestur vai se reunir posteriormente com os feirantes que vendem roupas para encontrar a melhor forma de adaptá-las às suas necessidades, já que entre os demais setores não houve reclamações. “Não estamos aqui para impor nada. Queremos encontrar juntos a melhor maneira de atendê-los dentro do que determina a lei. Somos parceiros e queremos o melhor para vocês”, frisou Eduardo Rauen.

Orientação

Foi informado que os fiscais da Coordenadoria Municipal de Posturas irão trabalhar intensamente durante uma semana junto aos feirantes com objetivo de orientá-los e conscientizá-los sobre o que determina a lei que rege as feiras livres. Os trabalhadores nesse período terão a oportunidade de tirar todas as dúvidas possíveis. Somente a partir de então, aqueles que praticarem qualquer irregularidade serão notificados e, em caso de desobediência, poderão até mesmo ser multados. “Vamos dar um voto de confiança a vocês para que façam o que é correto”, afirmou o fiscal de posturas Ueliton Mendes.

Cadastro

Servidores da Semdestur já estão fazendo o recadastramento dos feirantes na própria secretaria, ação que será intensificada a partir desta terça-feira (12). Para facilitar o acesso dos trabalhadores, o atendimento vai ser feito pela manhã e à tarde.

O encontro com os feirantes ainda contou com a presença do procurador do Município, Jeferson de Souza e da vereadora Fátima Ferreira (Fatinha), que representou a Câmara Municipal.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)