Segunda-feira, 6 de julho de 2015 - 15h51

Participantes da oficina de notificação de violência interpessoal e autoprovacada.
Com o objetivo de reforçar a notificação de violência interpessoal e autoprovocada e atualizar os profissionais municipais do estado sobre as mudanças ocorridas na ficha de notificação de violência, a Agevisa, em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu oficina de capacitação em Porto Velho.
A meta anual da coordenação estadual de vigilância das violências, preconizada pelo Ministério da Saúde, é aumentar em 20% as unidades de saúde com serviço de notificação contínua da violência, que são inseridas no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (Sinan), o que possibilita, além da captação das informações, implementar estratégias de promoção e prevenção.
Rondônia conta com 101 unidades notificadoras e mais de 1.600 notificações de violências nos últimos 5 anos. Tais notificações variam em violência doméstica (física, psicológica, financeira, negligência/abandono), sexual, autoprovocada (tentativa de suicídio), e extrafamiliar – somente quando houver violência contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, pessoas com transtorno, indígenas e população LGBT.
A coordenadora estadual de vigilância das violências, Janilda Carvalho, destaca como ponto positivo a queda do número de homicídios no estado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2012 o Brasil alcançou a 11ª taxa de homicídios do mundo. Em 2014, os índices reduziram em Rondônia (27,6 óbitos) com relação ao ano de 2012 (33,2 mortes), ficando abaixo dos dados da OMS.
Em relação às violências autoprovocadas (suicídio), as taxas de morte por essa violência se mantiveram estáveis entre os anos de 2010 a 2014, ou seja, 0,5% /10 mil habitantes.
Fonte
Texto: Lidiane Pereira
Fotos: Lidiane Pereira
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)