Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

São Lucas cria bibliotecas comunitárias na Capital


Proporcionar condições para que comunidades carentes da Capital tenham acesso à leitura tem sido preocupação da Faculdade São Lucas. Através da Coordenação de Extensão (Coex), a Instituição pretende, nos próximos quatro anos, contribuir para a criação de cinco bibliotecas comunitárias na Capital, como parte do projeto de responsabilidade social da Faculdade.

Em dezembro passado, a Faculdade São Lucas fez a doação de três mil livros para o Centro Social Madre Mazarello, situado no bairro Pantanal, zona leste de Porto Velho. Os livros estão sendo utilizados pela comunidade, principalmente como subsídios de pesquisas para crianças e adolescentes de famílias carentes do bairro. Os livros foram obtidos durante a 1ª Gincana “Formando Cidadãos”, que mobilizou os acadêmicos da Instituição de Ensino Superior no Dia da Responsabilidade Social.

O Centro Social Madre Mazarello atende em torno de 300 crianças de 700 famílias cadastradas e, conforme a Irmã Arlene Brasil, os livros doados pela São Lucas são importantes para trabalhos de reforço e complementação escolar. Dentro da filosofia de atendimento à comunidade porto-velhense, a Faculdade São Lucas, através da Coordenação de Extensão, também fez a doação de mil livros para o acervo da Biblioteca Popular do Bairro Areal, que objetiva atender comunidades carentes residentes em bairros adjacentes, dentre os quais Cai n'Água, Triângulo e Baixa da União.

Com essa doação, a diretoria da Faculdade São Lucas contribui para que crianças, adolescentes e adultos tenham acesso facilitado à leitura e à pesquisa. É uma grande oportunidade que está sendo oferecida a muitas famílias carentes que habitam o bairro Areal e adjacências que não têm condições financeiras de adquirir livros para seus filhos, conforme salientou o professor Aleksander Palitot, um dos idealizadores do projeto. Ele destacou a iniciativa da Faculdade São Lucas, acrescentando que, além da área de leitura, a Biblioteca Popular também se propõe a atuar como reforço escolar para os alunos carentes.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)