Quinta-feira, 4 de junho de 2009 - 19h23
O Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) realizará de 30 de junho a 2 de julho mais uma oficina de Museus em Rondônia, será a terceira oficina da programação de 2009 para a formação de profissionais que trabalham na implantação e manutenção de museus no estado será na capital. Queremos que pelo menos um representante de cada município de Rondônia participe, por isso estamos disponibilizando 80 vagas para essa oficina. Investir em museus e na manutenção de peças e documentos históricos é preservar a própria história, destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita na sede da Secel, no Prédio do Relógio, (av. Sete de Setembro, 237). O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, terá como tema dessa etapa Conservação de Acervos.
Ministrada na Casa de Cultura Ivan Marrocos por Wíviam Patrícia Pinto Diniz, arquiteta especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais a oficina é aberta para todos os interessados e é gratuita.
Entre os tópicos do conteúdo programático estão: os museus e suas funções; conceitos de preservação, conservação e restauração; breve histórico da preservação de bens culturais; fatores de degradação: ação humana, condições ambientais, ataques biológicos e reações químicas; documentação e conservação preventiva: elaboração de diagnóstico e plano de conservação; procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem e transporte; e olítica de conservação de acervos.
OFICINA DE MUSEUS
Período: 30 de junho a 02 de julho
Espaço: Pioneiros
Horário: 08h às 12h; 14h às 18h
Serviço: Inscrições: SECEL Avenida Sete de Setembro nº 237 Centro / Porto Velho / RO. (69) 3216 7301 ou e-mail: [email protected]
Fonte: Malu Calixto
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)