Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 - 15h22
No período de 09 a 13 de dezembro a delegação do Estado de Rondônia, composta por 20 delegados eleitos na 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, ocorrida no mês de outubro nos dias 18 a 20, participou da Conferência que foi realizada na Associação Atlética Lúdico Recreativa, no Setor de Clubes Esportivos Sul, no Conjunto 53 em Brasília.
A delegação foi acompanhada pela coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Wanderley, a qual foi convidada pela Comissão Organizadora Nacional (CON) e indicada pela Comissão Organizadora Estadual de Rondônia (COE). Os delegados com direito a voz e voto na etapa nacional, defenderam suas diretrizes e ações fundamentadas nas necessidades e vulnerabilidades sócio-ambientais e de saúde da população do Estado de Rondônia.
Das nove diretrizes priorizadas na Conferência Nacional foram contempladas 17 diretrizes do Estado de Rondônia. “Isso representa uma conquista para o estado já que estamos tratando da elaboração da Política Nacional de Saúde Ambiental pela primeira vez na história do Brasil”, explica a Coordenadora de Educação Ambiental da Sedam.
A priorização das diretrizes nacionais foi norteada pelos seguintes temas: Processos produtivos e Consumo Sustentável, Infra-estrutura, Articulação Interistitucional, Ações Integradas e Controle Social, Territórios Sustentáveis, Planejamento e Gestão Integrada, Educação, Informação, Comunicação e Produção de Conhecimento.
A delegação de Rondônia que foi para a Conferência Nacional pertence aos segmentos sociais, poder público municipal e poder público estadual. A 1ª Conferência em Saúde Ambiental é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente atendendo às deliberações das Conferências Nacional de Saúde (13ª), Cidades (3ª) e de Meio Ambiente (3ª). Instituída por meio de Decreto Presidencial, tem como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!“ e como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.
No Estado de Rondônia, os problemas socioambientais, afetam as populações de maior vulnerabilidade ambiental, onde essa população vive exposta a diversos riscos a saúde humana provocada pelas alterações ambientais. No entanto, se faz necessário a adoção de medidas que visem elaborar políticas públicas no sentido de minimizar os problemas do binômio saúde/ambiente.
Fonte: Decom
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)