Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sem reajuste, trabalhadores em educação, em greve há 15 dias, intensificam manifestações


 
Os trabalhadores em educação do município de Porto Velho, em greve desde o dia 15 deste mês, decidiram intensificar, a partir desta quarta-feira, as manifestações públicas e atos de protesto na Capital.

A decisão foi tomada em assembléia nesta terça-feira (29/03), após uma reunião de negociação entre o comando de greve e representantes da Prefeitura. O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que a categoria está decepcionada com o prefeito Mauro Nazif e revoltada com a falta de compromisso da Prefeitura com a educação.

A reunião, realizada no Gabinete da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento), era aguardada com muita expectativa pela direção do Sintero e pelo comando de greve, pois o encontro foi solicitado pelo prefeito Mauro Nazif para a apresentação de uma proposta da Prefeitura em atendimento à pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação.

Ao encontro de hoje, porém, não compareceram o prefeito Mauro Nazif nem a secretária Municipal de Educação, Francisca das Chagas. Coube ao secretário Municipal de Administração, Mário Medeiros, acompanhado dos secretários de Planejamento e Finanças, anunciar a proposta: incorporação da gratificação de R$ 80,00 (negociação do ano passado), ou aumento de R$ 40,00 no auxílio alimentação, passando de R$ 240,00 para R$ 280,00.

Os diretores do Sintero e os integrantes do comando de greve argumentaram que a incorporação da gratificação de R$ 80,00 já havia ficado acertado com a categoria ainda no ano passado. Portanto, não pode ser considerado proposta. Eles insistiram para que a Prefeitura apresentasse algum índice de reajuste, mas os secretários não apresentaram nada diferente, além dos R$ 40,00 no auxílio alimentação.

Anunciada aos trabalhadores em educação durante assembléia realizada logo após a reunião, a “proposta” da Prefeitura causou uma revolta ainda maior na categoria.

Após discussão e avaliação da proposta, os trabalhadores decidiram manter a greve e intensificar as atividades de protesto. Já está confirmado para amanhã, quarta-feira, a realização de uma grande carreata pelas ruas e avenidas do centro da cidade e dos centros comerciais da Zona Sul e Zona Leste. Nos próximos dias outras manifestações serão realizadas envolvendo a comunidade. Para as atividades de amanhã a concentração será às 8 horas, no Sintero.

Fonte: Sintero

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)