Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sema promove 1ª Semana de Prevenção a Acidentes 2ª feira



A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), será realizada no período de 20 a 24 de julho e trará como alerta: 'Recicle suas atitudes". O público-alvo será os servidores da instituição e parceiros a exemplo da Secretaria Municipal de Serviços Básico (Semusb).

A iniciativa é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2014/2015. Instalada há dois anos, a atual diretoria é formada por Cirlene Tagliatti - presidente, Roberto Cláudio - vice, Otávio Augusto - secretário. Também fazem parte como membros efetivos David Souza, Alcelia Pantoja, Júnior Alves, Sebastião Jorge e Leilane Guerra.

De acordo com David Souza, o objetivo visa conscientizar os servidores sobre a segurança no trabalho, o uso correto dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individuais) e esclarecer a legislação trabalhista. Durante as atividades haverá capacitação prática e teórica, principalmente para os servidores envolvidos nos serviços de poda em altura, limpeza, plantio, guias parques e fiscalização.

A presidente informou que o trabalho da Comissão consiste em fiscalizar todo o espaço do ambiente de trabalho dos servidores, posteriormente reivindicam melhorias à Assessoria Técnica. Nesse sentido realizam vistoria para conferir a infraestrutura na sede da instituição, parques e demais instalações.

Cirlene faz um chamamento para que todos participem, a fim de conhecerem os procedimentos corretos para desenvolverem suas atividades e evitar acidente de qualquer natureza, inclusive morte. “Estamos em um processo de elaboração do mapa de risco dos parques e da sede da entidade, o qual apontará os riscos químicos, ambientais, físicos e biológicos” finalizou.

Programação:

Segunda-feira (20/07) - 8h30min - Capacitação Teórica aos servidores que executam trabalhos de poda e erradicação no Parque Natural.

Terça-feira (21/07) - 8h15min - Aula prática aos servidores que executam trabalhos de poda e erradicação.

Quarta-feira (22/07) - 8h15min - Capacitação Teórica/Prática aos servidores que executam trabalhos de Limpeza e Manutenção, Plantio, Produção de Mudas, Guias de Trilha no Parque Natural.

Quinta-feira (23/07) - 8h15min - Palestra a todos os Servidores 'Uso de EPI's, Direção Defensiva, Combate e Prevenção a Incêndios, Segurança no Ambiente de Trabalho, Primeiros Socorros e Doenças Ocupacionais' no auitório Espaço Sáude Mulher.

Sexta-feira (24/07) - 8h15min Palestra a todos os Servidores 'Legislação Trabalhista em caso de acidentes, alcoolismo e drogas, programas voltados a saúde do servidor com dependência química. 10:30h Palestra 'A importância de ser doador de Sangue ou Medula'. 11h min Entrega de Certificados e encerramento no Espaço Saúde Mulher.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)