Quinta-feira, 8 de abril de 2010 - 12h36
Para comemorar a semana Mundial da Saúde, o prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, realizou uma visita nesta quarta-feira, 7, a Unidade Básica de Saúde São Pedro, no distrito de Triunfo, ele foi acompanhar de perto o andamento da 3ª Etapa Nacional da Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1. E aproveitou a inspeção para anunciar à população e a equipe técnica da UBS os investimentos realizados pelo município na área saúde.
“No ano passado, no primeiro ano de nossa gestão, tivemos que colocar a casa em ordem reestruturando todo o sistema de saúde no município, até porque as unidades estavam sucateadas. Empregamos, através de recurso próprio e do SUS, mais de R$ 4,5 milhões na saúde, o que totaliza 20% do orçamento da prefeitura. Ainda há muito que melhorar, mas hoje temos 10 médicos à disposição da população diariamente. Neste sentido, é importante reconhecer o esforço que esta sendo feito pelos profissionais da saúde para melhor atender a comunidade”.
O prefeito falou ainda das obras que estão em andamento e as que serão concluídas em 2010, como a ampliação das unidades de saúde. Uma delas, a Santa Izabel, será transformada em hospital de pequeno porte. Dinho Souza falou também da aquisição de equipamentos como leitos, RX, aparelho de ultasonografia e eletrocardiograma para a Unidade Mista Santa Izabel.
“Desta forma teremos a estrutura ideal para darmos inicio ao atendimento médico 24 horas e ainda implantar uma maternidade para atender o que está previsto no Programa de Atendimento à Saúde da Mulher”, disse o prefeito.
Por meio de uma emenda de bancada, o prefeito enfatizou que a Unidade Básica de Saúde do bairro Palheiral será ampliada com a construção de mais quatro consultórios. No assentamento da Vila Nova Samuel será construído outra UBS para abrigar as duas equipes do Programa de Saúde das Famílias (PSF) que passará a atender diariamente a comunidade. Hoje o atendimento é duas vezes por semana.
Para este ano ainda, está garantido através deputado federal Lindomar Garçon (PV), uma emenda no valor de mais R$ 5 milhões para serviços drenagem, asfaltamento e recapeamento nas áreas com maior incidência de endemias. Com recurso será disponibilizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento da Funasa (PAC/Funasa).
A prefeitura também adquiriu três automóveis para ser utilizado no Programa de Combate as Endemias. Os veículos estão à disposição das equipes do Programa de Saúde da Família do distrito de Triunfo e das outras comunidades do interior.
Fonte: Shyley Saissem
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)