Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Semdestur busca regularizar a Feira do Porto, que atrai 3 mil visitantes por semana


Semdestur busca regularizar a Feira do Porto, que atrai 3 mil visitantes por semana  - Gente de Opinião

Uma reunião ocorrida na quarta-feira à tarde, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Turismo (Semdestur), marcou o começo das tratativas para resolver os problemas identificados pelos comerciantes que participam da chamada Feira do Porto, que ocorre nos finais de semana na Praça Aloísio Ferreira, na Avenida Farquar, no centro de Porto Velho.

Os feirantes que mantém bancas de alimentação, artesanato e brinquedos na feira têm enfrentado dificuldades com a sobrecarga de energia, devido ao crescimento da feira nos últimos anos. Segundo o presidente da Associação da Feira do Porto, Ernesto Gonçalves, há três anos, quando o espaço passou a ser utilizado para esse fim, eram atendidas cerca de 500 pessoas a cada fim de semana. Hoje, são 3 mil visitantes, nas noites de sábado e domingo.

A secretária da Semdestur, e também chefe de gabinete da prefeitura, Miriam Saldaña, recebeu um grupo de representantes dos 97 feirantes cadastrados, e solicitou um relatório sobre a demanda de energia utilizada. A intenção é investir em equipamentos para evitar novas quedas de energia, que causam prejuízo aos usuários. Também ficou acertado que será elaborado um regimento interno, código de normas que regulamenta o funcionamento da feira, sob orientação do diretor do departamento de geração e Renda da Semdestur, Fábio Macedo.

A feira funciona aos sábados e domingos, das 18h às 23h, e oferece comidas típicas da região norte do País, como tacacá, galinha picante, pirarucu a casaca. Nesses três anos de funcionamento do espaço, a feira tem se transformado em ponto de encontro de turistas e moradores da área central. Além da secretária Miriam, do diretor Fábio e do presidente Ernesto, também participaram da reunião a chefe da Divisão de Gestão de uso dos Espaços Públicos, Maria Lídia Souza, o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Mário Sérgio Teixeira e a Coordenadora Municipal de Posturas, Selimar Pereira.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)