Segunda-feira, 18 de maio de 2015 - 08h10
A Secretaria municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Apoio ao Educando (Dae) e da Divisão de Saúde Escolar (Dise) realizou visitas técnicas nas escolas Olympia Salvatore (Jirau), Nossa Senhora de Nazaré (Nova Mutum), Joaquim Vicente Rondon (Jacy Paraná) e na Associação de Mulheres do Centro de Referência de Ação Social (Cras) do Distrito de Jacy Paraná para pôr em prática o programa 'Crianças Saudáveis, futuro saudável' que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e comunidades através de ações voltadas para educação sanitária e nutricional.
De acordo com Aldenízia Silva de Almeida Farias, da Divisão de Saúde Escolar, na visita, as comunidades escolares receberam orientações sobre implantação de hortas suspensas, higiene, meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável e sobre o sistema Sodis sigla em inglês que traduzida significa Desinfecção Solar da Água. “É necessário ter cuidados com as águas destinadas ao consumo. Por isso, a preocupação da Divisão de Saúde Escolar em orientar profissionais a repassarem os conhecimentos sobre tratamento para diferentes tipos de água, visando deixá-la livre de contaminantes e adequada ao consumo. Foi ainda firmado uma parceria entre comunidade local e a Emater para fornecer matérias para as hortas, como: terra preta e sementes”, afirma Aldenízia.
Além disso 30 pessoas da comunidade receberam palestras no Centro de Referência de Ação Social (Cras) do Distrito de Jacy Paraná. O encontro tratou, principalmente, sobre a técnica de Sodis que é uma tecnologia simples aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Em Nova Mutum buscamos parceria com a comunidade. Neste ano temos a temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade. Nossa ideia é formar multiplicadores”, explica Aldenízia.
Sodis
O problema é que a água tratada não atinge toda a população mundial. O Sodis é visto como uma solução para tratar a água com baixo custo. O sistema permite a desinfecção da água pelos raios solares, através da exposição da água ao sol, em recipientes variados, como vidros e garrafas PET. Os raios solares que incidem sobre as garrafas por um tempo de, pelo menos, seis horas, faz com que a temperatura da água se eleve resultando na morte dos microrganismos presentes na água.
Histórico
Em Porto Velho, o programa foi implantado em 2011, através de parceria entre Fundação GDF Suez, INMED Brasil, UHE Jirau. De lá até 2015 as escolas participantes no programa: Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon (Jacy Paraná), Nossa Senhora de Nazaré (Nova Mutum), Olympia Salvatore e Valdeci Teixeira (Jirau), Boa Esperança (Velha Mutum), Marechal Rondon (Abunã), Santa Júlia (Vila da Penha – estrada para Guajará Mirim) e Rio Branco (Fortaleza do Abunã participaram de diversas atividades entre elas a realização de exames comparativos: Antropométrico (peso e altura); de sangue (HGB); de fezes; atividades em sala de aula com temáticas sobre anemia, verminoses e alimentação saudável; além de capacitação de gestores, professores e merendeiras com os temas Horta e nutrição e o Sodis – Desinfecção Solar da água.
No ano de 2014, por conta da enchente do Rio Madeira foi realizado um Projeto de Assistência Emergencial, conduzido em parceria com o governo local para garantir a cobertura e sustentabilidade das ações. As atividades realizadas foram a entrega de kits de higiene; Formação com agentes comunitários de saúde; Distribuição de material educativo; Tratamento contra parasitoses intestinais. Em 2015 o programa continua atendendo as mesmas escolas com os objetivos de fortalecer a capacidade de liderança dos parceiros para promover a sustentabilidade; colaborar com conselhos comunitários existentes; Integrar custos do projeto para o governo local e a mobilização e engajamento da comunidade.
Fonte: Rebeca Barca
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)