Porto Velho (RO) terça-feira, 30 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Seminário Calha Norte alcança objetivo


No último dia do evento, os presentes tiveram oportunidades de esclarecerem dúvidas no manuseio da principal ferramenta utilizada para envio de propostas à União, o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). O correto preenchimento deste instrumento pode garantir às prefeituras e ao Estado a captação dos recursos disponibilizados para investir nos projetos que atendam aos objetivos do programa Calha Norte.

Para a servidora da Secretaria Municipal de Planejamento de Nova Mamoré, Euzenir Soares, as orientações sobre o Siconv foram fundamentais, pois sempre enfrentou dificuldades na utilização do sistema, principalmente na fase de prestação de contas. “Para ter sucesso no envio de propostas é preciso que todas as etapas estejam cumpridas e, às vezes, por falta de conhecimentos mais aprofundados esbarramos em algumas delas, o que torna o processo mais lento”, explicou a servidora.

Segundo a técnica da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Regina Jacaúna, a iniciativa foi ótima, pois possibilitou o esgotamento das dúvidas sobre o Sistema de Convênios e ainda trouxe prospecção de investimentos para os órgãos estaduais e novos gestores. “Fiquei feliz porque este conhecimento é pra vida também. Já trabalhei na Secretaria de Educação e sempre acompanhei alguns projetos, hoje estou na Sead e amanhã posso estar em outro órgão, mas o conhecimento adquirido aqui vai servir em qualquer instituição em que eu estiver atuando”, ressaltou Regina.

Ao encerrar o evento, o secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, agradeceu aos participantes pela disponibilidade de se fazerem presentes nos dois dias de evento e à equipe do Calha Norte, capitaneada pelo brigadeiro, Roberto Medeiros Dantas, e pelo coronel, Reginaldo Lisboa. “Este seminário é a realização da articulação do Estado com Ministério da Defesa para possibilitar às prefeituras outras fontes de recursos”, enfatizou o adjunto.

O brigadeiro finalizou o seminário destacando a interação que houve durante o evento e colocou a equipe do projeto à disposição para as dúvidas que poderão surgir no momento de colocar em prática as informações repassadas. “Se mantivermos o contado e trabalharmos juntos as chances de sucesso dos convênios serão bem maiores”.

Fonte: Jane Carla
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)