Quarta-feira, 4 de julho de 2012 - 16h12
A prefeitura de Porto Velho, através secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), participou de uma audiência, proposta pelo Ministério Público, nesta terça-feira, 03, juntamente com o Consórcio do Vale do Guaporé - empresas ‘Três Marias’ e ‘Rio Madeira’, na Segunda Vara da Fazenda Pública. O encontrou foi para tratar de uma série de medidas a serem adotadas pelo município e pelas empresas de transporte público em busca de melhoria na infraestrutura, acessibilidade, horários e rotas de coletivos.
Segundo a secretária Rosa Maria das Chagas, a Semtran continuará a trabalhar, de acordo com a Lei Municipal 1954/11, para aumentar a acessibilidade, principalmente, para os cadeirantes, nos pontos de ônibus. Além disso, fará uma nova divulgação dentro dos coletivos e em veículos de comunicação como que funciona e onde o passageiro pode fazer a integração. “Faremos a instalação de corredores de ônibus em algumas vias para dar maior fluidez ao trânsito. A cidade já possui cerca de 500 abrigos para os usuários. E estamos trabalhando para aumentar este número tendo em vista que a população cresceu e a quantidade de paradas também”, afirma.
Rosa explica que a partir deste mês a secretaria vai analisar cerca de duas mil paradas de ônibus coletivos e verificar as de maior uso, dando prioridade para estas que atendem um fluxo maior de pessoas. “Ao mesmo tempo, a Semtran estará fazendo agora em julho uma fiscalização específica com relação aos carros que estacionam em pontos de ônibus dificultando ao passageiro o acesso ao transporte coletivo”, acrescenta.
Além de Rosa Maria, participaram da audiência a juíza, Doutora Silvana Maria de Freitas; a promotora de justiça do consumidor, Doutora Daniela Nicolai de Oliveira; o procurador do município Luiz Duarte de Freitas Júnior e representantes das empresas de ônibus que se comprometeram em colocar GPS (sistema de posicionamento global) em toda a frota de transporte coletivo até o final deste mês, além de juntamente com a Semtran, em um prazo de três meses, apresentar um projeto de redimensionamento das linhas e do quadro de horários.
Fonte: Rebeca Barca
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)