Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 09h13
Tem início nesta sexta-feira, 08 de agosto, a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) destinada ao apoio e fomento da amamentação no município de Porto Velho. Com a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a ser realizada no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec/RO) às 08h, é esperado que durante este mês cada vez mais mães sejam estimuladas e tenham consciência da importância da amamentação.
Segundo Rosimary Garcia, coordenadora de Saúde da Criança da Semusa, O aleitamento é o principal meio de assegurar ao recém-nascido condições suficientes para seu desenvolvimento pleno, contribuindo para seu crescimento e prevenção de doenças. É recomendado que o leite materno seja a única fonte de alimento durante os primeiros seis meses de vida e posteriormente como complementação da dieta da criança até os dois anos de idade.
A Semana Mundial de Amamentação, criada em 1992, está em sua 22ª edição com o tema “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!”. Ela acontece simultaneamente em 120 países, e em Porto Velho terá atividades em Unidades de Saúde da Família (USF), no Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) e também com minicursos destinados a profissionais da rede de atenção básica.
Nas USF os grupos de gestantes e mães de recém-nascidos serão orientadas com palestras e recomendações que enfatizam os benefícios e vantagens do aleitamento, juntamente do direcionamento necessário ao Posto de Coleta de Leite Humano para as voluntárias que desejem doar leite. No PCLH serão ofertados serviços de saúde às crianças como pesagem, atualização da caderneta de vacina e consultas médicas, incluindo um café da manhã especial para as 10 doadoras regulares que hoje auxiliam o Banco de Leite Santa Ágata. O número é pouco, mas espera-se que com o fomento da prática mais mães possam aderir ao ato de doação de leite.
Os minicursos, ministrados pelo Banco de Leite, serão voltados aos médicos, enfermeiros e odontólogos das Unidades de Saúde da Família e também a acadêmicos da universidade e faculdades de cursos na área da saúde de Porto Velho. Com duração de três dias (12 a 15 de agosto), os presentes serão abordados com os temas: NBCAL – Norma brasileira de comercialização de alimentos para lactantes e crianças na primeira infância; Alimentação Complementar; Manejo Direto e Aconselhamento na Amamentação.
Durante os três dias cerca de trinta profissionais participarão dos minicursos nas salas de aula da Fatec/RO.
Fonte: Collien Rodrigo
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)