Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Senador Cassol acusa procurador Federal de RO


Em discurso ontem, terça-feira (26), o senador Ivo Cassol (PP-RO) acusou o procurador Reginaldo Trindade de usar o Ministério Público Federal de Rondônia “em benefício próprio” de maneira corporativista. Conforme afirmou o senador, gravação de vídeo mostra o procurador admitindo ser complacente com a exploração ilegal de madeira e diamantes em terras indígenas.

Cassol leu trechos das declarações do procurador na reunião, que teria sido gravada em vídeo pelos índios Suruí, e em que teria sido dado o aval do procurado para a retirada de madeira ilegal daquela área indígena.

Ivo Cassol acrescentou que quem sofreu o desgaste público, em nível mundial, como depredador da natureza, foi ele, que era governador do estado de Rondônia, e que levava a culpa "pela inoperância, pela complacência, pela participação, pela conivência do Ministério Público Federal do estado".

O senador disse que depois de apresentar essa denúncia na Corregedoria Nacional do Ministério Público, foi surpreendido por uma denúncia-crime segundo a qual ele estaria caluniando o procurador. Cassol acusou o procurador de persegui-lo.

Além disso, na semana retrasada, segundo informou Cassol, o Ministério Público Federal de Rondônia o processou por improbidade administrativa, acusado-o de “embaraçar, desmerecer e desacreditar os trabalhos dos membros do Ministério Público e da Polícia Federal”.

Cassol mostrou da tribuna um memorando da Fundação Nacional do Índio (Funai) datado de 15 de setembro de 2005 que comprovaria as ilegalidades em terras indígenas. O senador cobrou providência do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.”Foi o procurador-geral que participou da reunião. Os índios o gravaram e disseram para ele que poderiam denunciá-lo, mas que não iriam denunciá-lo. E ele falou que sabia até da extração ilegal de diamantes, onde morreram 29 garimpeiros, onde continua até agora a extração ilegal. E ai ele falou que não podia fazer nada” - disse Cassol.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)