Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Servidores do trecho do DER-RO estão vivendo em verdadeiras 'pocilgas'


Entra Governo, sai Governo, muda-se de direção, mas a situação de descaso do Departamento de Estradas de Rodagem com os trabalhadores que atuam no trecho continua o mesmo. Mesmo após o Estado ter sido condenado uma ação civil pública por não cumprir um TAC assinado com o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos compromissos assumidos subsistem no papel sem nenhum resultado prático.Servidores do trecho do DER-RO estão vivendo em verdadeiras 'pocilgas' - Gente de Opinião

As declarações são do presidente do Sindicato dos Profissionais Oficiais no Estado de Rondônia (DER-RO), Clay Milton Alves, ao receber dezenas de fotografias das “instalações da pousada” onde estão pernoitando na Linha101, e União Bandeirantes. Segundo Clay Milton, as fotos não deixam dúvidas de que as antigas denúncias de que os trabalhadores são submetidos a situações totalmente insalubres.

“Aquilo mais se parece uma pocilga, com o perdão da palavra. A situação, infelizmente é corriqueira e já constatada pelos procuradores do Ministério Público do Trabalho, mas o Estado continua levando as denúncias com a barriga. O Simporo já realizou várias denúncias contra o DER-RO e em pelo menos uma delas, o Tribunal Regional do Trabalho moveu uma ação civil pública e condenou o Estado ao pagamento de multas que hoje chegam a quase R$ 1 milhão”, denunciou Clay Milton.

Segundo o sindicalista, a atual direção do DER-RO vem perpetuando as mesmas irregularidades de seus antecessores, inclusive com o não pagamento de insalubridade, e diminuindo o valor do vale-transporte, dentre outras situações. “O que mais me admira é que o novo diretor-geral é um oficial do Corpo de Bombeiros. Como um técnico em segurança do trabalho é omisso em uma situação dessas? Em se tratando de um militar, ele não consegue sequer colocar ordem na casa, o que é um verdadeiro contrasenso”, comentou.

Clay Milton Alves disse que vai elaborar uma nova denúncia contra o DER-RO e levá-la ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho. Dessa vez, Clay Milton vai pedir que o MPT estipule multa aos gestores e não para o Estado para evitar que o dinheiro do contribuinte pague pelos maus administradores. “De início vou pedir um laudo do Corpo de Bombeiros naquelas instalações fétidas do DER-RO lá em União Bandeirantes. Será que esse laudo vai ser elaborado, já que quem manda na autarquia é um ex-comandante da corporação?”, questionou.

Fonte: Marcos Santana
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)