Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos farão mobilização na estrada de acesso a usina de Santo Antônio para exigir a transposiçã


 
Na manhã do próximo dia 20 (segunda-feira), membros de entidades sindicais e de associações que representam servidores do Estado farão uma grande mobilização na estrada que dá acesso ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho.

O ato tem por objetivo chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff e exigir celeridade na assinatura e posterior publicação do decreto que regulamenta a transposição dos servidores do ex-território Federal de Rondônia para os quadros da União. A mobilização foi definida pela Comissão Intersindical que, na última sexta-feira (03), realizou audiência pública com servidores e parlamentares da bancada federal.

O movimento pró-transposição será reforçado ainda com manifesto, no próximo dia 28, em Brasília/DF, em frente ao Palácio do Planalto. O coordenador da Comissão Intersindical, Israel Borges – presidente do Sinjur, conversou com o secretário particular do Governo, Mário Jorge e, segundo ele, teve a confirmação de que o executivo estadual proporcionará meios para que os servidores e sindicalistas possam ir à capital federal. A comitiva deve sair de Rondônia dia 26 próximo.

Atendendo as solicitações da Comissão intersindical, a coordenadora da bancada federal de Rondônia, Marinha Raupp (PMDB-RO) começou articulação para marcar uma data para a assinatura do decreto. As articulações começaram a ser feitas também por senadores. Na última quarta-feira (01) o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), participou de duas audiências com a presidente da República e pediu a ela que priorizasse a assinatura do decreto da transposição.

Raupp frisou que, quando foi relator da matéria no Senado Federal, agiu com rapidez para que transposição se efetivasse com a máxima brevidade. “Agora, defendo urgência na publicação do decreto presidencial que regulamenta a transposição”, afirmou.

Fonte: Sinjur
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)