Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sintero luta para evitar demissão de servidores reintegrados



A direção do Sintero já iniciou as providências para evitar que a administração do governador Ivo Cassol coloque na rua os servidores demitidos em 2000 e reintegrados por força de decisão judicial. 

A Procuradoria Geral do Estado entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um Recurso Extraordinário contra a decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia, que manteve a decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, que determinou a reintegração de 10 servidores celetistas demitidos em 2000. 

O recurso do governo é contra a reintegração de 10 servidores, mas a decisão pode abrir precedente para a demissão de pelo menos 800 servidores, conforme destaca trecho do recurso apresentado pela PGE.
 
“Embora sejam apenas dez recorridos na presente ação, não representando, à primeira vista, comprometimento da máquina pública, é certo que a paz social estará em risco no âmbito estadual, caso não seja concedida a suspensão da r. decisão, pois servirá de estímulo para o ajuizamento de outras ações com o mesmo objeto, ante o número expressivo de ex-servidores em situação idêntica, além das já existentes, pois se encontram tramitando cerca de oitenta ações plúrimas nas Varas da Fazenda Pública da comarca de Porto Velho, o que representará o retorno de aproximadamente oitocentos servidores...”, diz o recurso do governo. 

Em outro trecho, o recurso do governo diz que “O Estado interpôs agravo regimental contra a decisão, posto que foi embasado em um único precedente, que ainda não havia transitado em julgado, contrariando a alegação da matéria pacificada, assim como alegou que o retorno dos servidores demitidos no ano de 2000, utilizados como paradigmas pelos recorridos, é flagrantemente inconstitucional...”. 

Para evitar surpresas, o Sintero está alertando aos servidores reintegrados, da intenção do governo, manifestada nesse primeiro recurso. O secretário de assuntos jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, destacou que o governo não tinha a obrigação entrar com recurso extraordinário nesse caso, como é obrigado por lei a recorrer em outras situações. 

A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse que, além das providências jurídicas, o sindicato vai fazer de tudo para evitar o drama das demissões novamente. A direção do Sintero deverá manter contato com os deputados estaduais para pedir que a Assembléia Legislativa interceda visando evitar que os servidores reintegrados sejam colocados na rua outra vez. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)