Quinta-feira, 21 de maio de 2015 - 18h23
O Deputado Só na Bença visitou as instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital. De acordo com o Deputado, a visita foi para conhecer de perto as atividades dos profissionais da saúde que diariamente lutam na tentativa de salvar vidas.
Os dez anos de atuação de atividades do (Samu) foram destacados na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Rondônia pelo deputado Só na Bença (PMDB). “Tenho um carinho todo especial pelos profissionais que prestam esse serviço à população. São pessoas que não medem esforços para ajudar o semelhante no momento em que mais precisam”, enfatizou.
Segundo dados do SAMU desde a sua inauguração no ano de 2005, as equipes já atenderam diversos tipos de ocorrências como traumas (acidentes), arma branca, arma de fogo, afogamento, problemas cardíacos, insuficiência respiratória, interceptações e transferências inter-hospitalares. A equipe é formada por 18 médicos, 10 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem e 30 condutores-socorristas.
Os profissionais do SAMU passam constantemente por treinamentos e reciclagens para aperfeiçoar as técnicas de resgate e atendimento, oferecendo assim um melhor serviço à população. A rotina dos profissionais na base do serviço conta com um cronograma de educação permanente. O material e os equipamentos são revisados todos os dias no inicio e na troca de plantões. As ambulâncias passam por manutenções periódicas para oferecer maior segurança aos pacientes e profissionais do serviço.
A necessidade de compreensão do funcionamento do serviço por parte da população ainda é um dos gargalos do SAMU. O maior problema está relacionado a liberação dos veículos, pois o tempo de resposta ao chamado depende da Regulação do Serviço. As equipes trabalham para que todo chamado da regulação seja rapidamente atendido pela base, com saída imediata da unidade solicitada. Apesar das constantes campanhas de conscientização um problema ainda persiste, os trotes, que atrapalham as equipes e prejudicam aqueles que verdadeiramente necessitam de atendimento.
Fonte: Jean Carla
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)